Paim comemora decisão favorável à quebra de patentes de vacinas

Paim destacou que mais da metade das mortes durante a pandemia ocorreu em países de baixa e média renda

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de facilitar a quebra de patentes de vacinas anticovid. O parlamentar ressaltou que os 164 países-membros da entidade fecharam um acordo nesse sentido, após uma negociação que teve início há 20 meses.

Em pronunciamento nessa terça-feira (21), Paim destacou que mais da metade das mortes durante a pandemia ocorreu em países de baixa e média renda, que agora terão a oportunidade de produzir vacinas em grande escala e com preços bem menores.

O senador lembrou que o Senado e a Câmara aprovaram um projeto sobre a quebra de patentes, de autoria dele (PL 12/2021). No entanto, houve vetos do presidente da República. Paim acrescentou que a decisão da OMC mostra que o Congresso estava no caminho certo e que espera que o veto (VET 48/2021) seja derrubado na próxima sessão do Congresso.

“Os lucros jamais podem estar acima da vida. Derrubar o Veto 48 é um gesto de fraternidade, solidariedade, de amor, de política humanitária. Que o Congresso Nacional se junte a esse grande movimento mundial pela quebra de patentes das vacinas anticovid”, disse.

Com informações da Agência Senado

PT no Senado

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23  +    =  27

Botão Voltar ao topo