Palestina diz que tempo para solução de dois estados está no fim

A situação atual na Palestina é insuportável; o tempo para a solução de dois estados está esgotando-se, afirmou ontem (27) o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

O mandatário especificou que a construção de assentamentos paramilitares para emigrantes sionistas na Cisjordânia, a modificação da identidade árabe de Jerusalém e as ondas de prisões pelas tropas ocupantes do regime de Israel fecharão as portas à solução do conflito, disse Abbas ante o Foro Econômico Mundial (FEM), de acordo com a agência de notícias oficial WAFA.

Em março último, a Liga Árabe, a pedido do Catar, aprovou a criação de um fundo especial multimilionário para proteger a herança histórica de Jerusalém.

Abbas sublinhou que a nova geração de palestinos perde a confiança na coexistência dos dois estados, de acordo com a fonte.

Abbas rechaçou a possibilidade de estabelecer fronteiras temporárias e deixou claro que as condições para o reinício das conversações são o fim do confisco de terras na Cisjordânia, a saída dos moradores israelenses nessas terras e dos ocupantes israelenses de Jerusalém Leste, assim como a libertação dos presos palestinos dps cárceres israelenses.

Por seu turno, o presidente israelense, Shimon Peres, disse na mesma tribuna que “não se deve desperdiçar tempo na busca da paz” entre seu país e os palestinos. Uma declaração hipócrita.

Ambos os mandatários se reuniram com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

A ocupação israelenses recebeu a veemente condenação do líder da Resistência nacional e popular libanesa, o Hezbolá. Em pronunciamento no dia 25 de maio, que assinala o aniversário da libertação do Sul do Líbano, ocorrida no ano 2000, o secretário-geral da organização, Hassan Nasralá chamou a ocupação da Palestina pelo regime sionista de “desastre” que atingiu todos os árabes.

O líder do Hezbolá afirmou que a Resistência há de cumprir seu dever histórico em sua luta contra o sionismo adotando medidas sérias e práticas a favor da nação palestina.

Por último, referindo-se às conspirações dos Estados Unidos e do regime israelense contra os Estados nacionais da região, entre eles o Líbano e a Síria, Nasralá insitiu em que tratam de eliminar a resistência e desintegrar estes dois países para depois materializar seus planos nefastos e dominar toda a região. Contudo, diz Nasralá, a vigilância dos povos e dos governos poderá neutralizar as conspirações dos expansionistas para sempre.

Do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo