Palestras marcam o ‘1° Café com Mulheres’ do Sintep/AL

Para debater assuntos de interesse da mulher trabalhadora, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado de Alagoas – Sintep promoveu, no dia 22 de outubro, o “1º Café com Mulheres”. Voltado para as trabalhadoras do ensino privado de Maceió, o evento teve um tema bem leve: “Quando uma Mulher apoia outra, coisas incríveis acontecem”.

As companheiras participantes receberam as boas-vindas com um delicioso café da manhã, com música ao vivo. Em seguida, assistiram às seguintes palestras:

  • o FEMINISMO, movimento social e político que visa a igualdade de direitos entre homens e mulheres, foi o tema ministrado pela professora Alba Correia, militante do movimento sindical e membro do Conselho Estadual da Mulher/AL. Ao falar sobre o reflexo das desigualdades no ambiente familiar e institucional, ela abordou a história, as concepções, as experiências de luta e a organização da mulheres;
  • o tema SORORIDADE, sobre a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum, foi apresentado pela fisioterapeuta Manuela Lourenço;
  • o EMPODERAMENTO,  uma conquista e uma forma de exigência à sociedade pela equidade de gênero nos diversos espaços e atividades sociais, garantindo a autonomia para a mulher como protagonista e sujeito histórico, foi o assunto debatido pela educadora Ana Lúcia, vice-presidenta do Sindprev/AL;
  • já a palestra SAÚDE DA MULHER, tema abordado pela sanitarista e especialista em Saúde Pública, Maria José Castro d’Almeida Lins, incluiu uma apresentação sobre a importância do SUS, suas característica e funcionamento.

Durante a atividade foi sinalizado pelas palestrantes que não há como tolerar nenhum tipo de violência contra a mulher unicamente pelo fato de serem o que são – mulheres.

A atividade reuniu um bom número de mulheres de diversas escolas e faculdades. Foi um momento ímpar, de muito aprendizado e troca de experiências.

Do Sintep/AL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo