PEC da Transição é protocolada no Senado e governo Lula acelera articulações

Petistas devem anunciar hoje apoio à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara

O relator-geral do Orçamento 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), protocolou, na noite desta segunda-feira (28), o texto oficial da proposta de emenda constitucional (PEC) da Transição, que deve viabilizar espaço fora do teto de gastos para que o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpra suas promessas de campanha.

No domingo, Lula (PT) chegou a Brasília (DF) para acelerar a tramitação e negociar a aprovação do texto, que foi apresentado com a previsão de até R$ 198 bilhões de recursos fora do teto de gastos para custear o auxílio de R$ 600 para famílias de baixa renda, o aumento real do salário mínimo e outros investimentos em 2023.

A PEC, no entanto, ainda não começou a tramitar no Senado. Congressistas aliados de Lula buscam coletar as 27 assinaturas de senadores necessárias para que a proposta seja instaurada. Até a noite de ontem, 12 senadores já constavam na lista dos signatários.

Apoio a Lira

Em meio às negociações para aprovação da PEC, o PT, PCdoB, PV e PSB devem se reunir nesta tarde, às 14h, para discutir o apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara.

Os petistas devem considerar a forte influência de Lira sobre o ritmo de análise da PEC. Às 16h30, deve haver uma coletiva sobre a questão.

Haddad se reúne com GT de Economia

Cotado para assumir o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se reúne também nesta terça-feira (29), em Brasília, com Guilherme Mello, um dos coordenadores do grupo de trabalho de Economia da equipe de transição.

O ex-prefeito de São Paulo também irá se encontrar com o ex-ministro Nelson Barbosa e com o empresário Gabriel Galíopolo. Não se sabe qual será o tema da reunião.

Coletiva da Educação

Ainda hoje, o grupo técnico de Educação deve apresentar um diagnóstico sobre a área em coletiva de imprensa, às 15h. Os grupos de Mulheres, Saúde, Desenvolvimento Agrário e Cidades também têm agendas internas.

GGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo