Por que Lula não citou a pedofilia no debate contra Bolsonaro

Decisão do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, proibiu a imputação do crime de pedofilia a Bolsonaro, mas petista poderia citar a frase "pintou um clima", dita pelo presidente

Jair Bolsonaro (PL) deve ao presidente do Tribunal Superior EleitoralAlexandre de Moraes, o fato de Lula (PT) não ter explorado no debate da Rede Bandeirantes a frase “pintou um clima”, dita pelo adversário referindo-se a meninas venezuelanas de 14 anos.

Lula soube minutos antes de começar o debate da decisão de Moraes, que proibia a imputação do crime de pedofilia com base apenas na frase. A assessoria do petista avaliou que era melhor jogar na segurança e desviar do tema para não desrespeitar a decisão judicial. A única menção que Lula fez ao assunto foi quando disse que Bolsonaro estava com a consciência pesada para fazer uma live de madrugada.

Lula poderia tranquilamente abordar a frase. A decisão de Moraes impede que se atribua a Bolsonaro o crime de pedofilia baseado apenas na frase “pintou um clima”. No entanto, a frase foi dita por Bolsonaro e não houve qualquer edição ou fraude para adulterá-la.

A frase foi: “Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, ‘posso entrar na tua casa?’ Entrei”.

Na dúvida, a equipe de Lula optou pela cautela. “O fato é que as redes sociais andam sozinhas”, disse um assessor. Bolsonaro, por sua vez, mencionou a decisão para defender-se no debate e citou o nome de Alexandre de Moraes.

Aliás, foi a primeira vez que não se referiu a ele no aumentativo, Xandão. Uma ingratidão, pois foi salvo por ele.

G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo