Professor deve ser capacitado para a nova maneira de dar aula | Por Sérgio Amaral

570
0
COMPARTILHE

Por Sérgio Amaral*

A aula tradicional está cada vez mais mediatizada pelas tecnologias digitais.

Começamos com a introdução do computador, passamos pela lousa digital, até chegarmos aos tablets.

Para os professores, a introdução dos tablets em sala de aula deverá trazer uma grande mudança na maneira de dar aula, de apresentar e de discutir o conteúdo com seus estudantes.

O problema não é com os alunos, mas com os professores. Precisamos capacitar os docentes para a utilização didática dos tablets no desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula.

O professor necessita de uma mudança na maneira de ensinar, precisa de uma adaptação do material didático.

É fundamental desenvolver atividades em sala de aula com conteúdos que efetivamente utilizem os recursos tecnológicos dos tablets.

O tablet é pequeno, apresenta certa dificuldade de realizar anotações e outros problemas se compararmos com o livro didático.

Mas apresenta recursos com a convergência multimidiática e a conexão com a internet que facilitam a busca e a integração de conteúdo, contribuindo com o processo de aprendizagem.

Para tanto, é necessário que a capacitação dos professores não seja somente instrumental, mas contextualizada na potencialidade e na limitação da tecnologia.

Deve incluir como são as novas formas de interagir, a linguagem e a construção de conteúdo e como incorporá-las nos processos de ensino e de aprendizagem.

Só assim, de fato, estará justificado o uso de tablets em sala de aula, como efetivo instrumento do aprender.

* Sergio Amaral, 58, é livre-docente e coordenador do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação, na Faculdade de Educação da Unicamp

Fonte: Folha de São Paulo

COMPARTILHE

RESPONDER PARA:

POR FAVOR ENTRE COM SEU COMENTÁRIO!
POR FAVOR ENTRE COM SEU NOME