Professores do Sesi param em Campinas, Americana e Valinhos

Num movimento histórico os professores e professoras do Sesi de Campinas, Americana e Valinhos pararam em protesto nesta quinta-feira, dia 22. Enfrentando todo tipo de ameaças de retaliação e pressões os docentes vieram ao Sinpro para a Assembleia da Campanha Salarial e decidiram ampliar a mobilização até que a Fiesp, representante patronal do Sesi e Senai, decida reabrir as negociações.

Os professores reivindicam reajuste salarial de 10%, diminuição do numero de alunos por sala de aula, fim das cobranças excessivas e uma política de valorização salarial. A última proposta da Fiesp foi de 7% de reajuste, mas com a ameaça de paralisação o representan patronão disse que as negociações estavam encerradas.

Adesão

A estimativa é que somente em Campinas 1,5 mil alunos tenham sido atingidos. As próprias unidades do Sesi Amoreiras e Santos Dumont confirmaram que não estava havendo aulas. “Para toda a categoria dos professores isto que está acontecendo aqui (paralisação) é uma coisa fabulosa. Vocês tiveram coragem de parar. Por isso nós, diretores do Sinpro, temos um respeito enorme por cada um de vocês. Quando não dá mais pra agüentar ser maltratado, desrespeitado a gente tem que ter coragem de enfrentar, e vocês tiveram”, disse o presidente do Sinpro, Cláudio Jorge.

Mobilização

Entre as decisões da assembleia desta quinta, aprovadas por unanimidade, estão a realização de nova panfletagem junto a pais e alunos, ampliação da campanha e mobilização para as redes sociais como Facebook e Twitter, exigir da Fiesp a reabertura das negociações, manter estado de assembleia permanente e autorização para instauração de dissídio coletivo. Desde já fica convocada para o dia 3 de abril, uma Assembleia Estadual, com todos os Sinpros filiados à Fepesp, na avenida Paulista, em frente à sede da Fiesp, em São Paulo.

Na próxima terça-feira, dia 27, está prevista uma nova rodada de negociação na Fepesp em São Paulo. “Caso a Fiesp não compareça e mantenha a postura de não negociar nós recorreremos à DRT”, adiantou o presidente do Sinpro.

Assédio Moral

O Sinpro pretende questionar a direção do SESI 99 de Santa Bárbara d’Oeste, que usou todas as formas de ameaça e pressão para impedir que os professores aderissem à paralisação. “A diretora do CAT de Santa Bárbara, ameaçou, assustou e cobrou um a um dos professores, que acabaram decidindo não parar o Sesi 99”, disse a vice-presidente do Sinpro e diretora da Subsede de Americana/Santa Bárbara, Conceição Fornasari.

Apoio

Durante a assembleia vários e-mails de apoio vieram dos Sindicatos de São Paulo, Mogi Guaçu, Valinhos e Indaiatuba, parabenizando os professores de Campinas e Região pela coragem de enfrentar a direção do Sesi. “Amanhã vamos voltar às aulas nos sentindo vitoriosos e dizer aos alunos e pais que continuamos negociando”, afirmou Cláudio Jorge.

Curta a página oficial do Sinpro Campinas no Facebook

Após algumas reformulações, o Sinpro Campinas criou a sua página oficial no Facebook. Esperamos a sua visita. Quem já participa do Facebook e quiser acompanhar as notícias e atividades do Sinpro nas redes sociais, basta acessar: http://www.facebook.com/pages/Sinpro-Campinas/314172511971892 e clicar em “Curtir”, no topo da página.

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo