Professores do setor privado de Pernambuco decretam estado de greve

Professores do setor privado de Pernambuco decretam estado de greve

sinpropeProfessores do setor privado de ensino, vinculados ao Sindicato dos Professores de Pernambuco, realizaram assembleia  geral  da categoria nesta quinta-feira (9). O encontro aconteceu simultaneamente na sede do Sindicato em Recife e nas subsedes de Caruaru, Petrolina e Limoeiro. Na ocasião, os professores decretaram, por unanimidade, estado de greve.

Isso porque o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinepe) não considerou nenhuma das reivindicações apresentadas pelos professores. Eles negaram a proposição de hora atividade, a proposição de apoio técnico aos professores que trabalham em escolas com alunos com necessidades especiais, ticket alimentação, acesso a cultura e lazer e excluem qualquer cláusula que esteja relacionada à saúde do professores.

A entidade patronal ainda sugeriu a retirada de direitos históricos conquistados pela categoria. Entre as exigências está a permissão para instalação de câmaras em salas de aula; mudança no recesso escolar dos professores; diminuição do percentual das horas extras de 100% para 50% e a extinção da indenização de 50% garantindo ao professor dispensado durante o semestre letivo por mês não trabalhado.

Na assembleia foram avaliados os seguintes pontos: o processo da campanha salarial 2013, a dinâmica que adotada pelo sindicato em relação às negociações e a pauta de contraproposta patronal.  Na última quarta-feira (8), aconteceu sem avanços a terceira mesa de negociação entre professores e patrões.

De acordo com o coordenador geral do Sinpro Pernambuco, Jackson Bezerra, os professores não abrem mão de nenhum ponto posto na pauta reivindicatória e rejeitam a contraproposta patronal.

“O lema dessa campanha é “Nenhum direito a menos. Só avanços”. A categoria irá reforçar atos e mobilizações em todas as escolas da Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado. Nossa intenção é pressionar os patrões.Queremos avançar nas condições de trabalho e exigimos respeito para os professores. Não houvendo avanços nas negociações poderemos decretar greve por tempo indeterminado”, afirmou o coordenador.

Dado

Estado de Greve é iniciativa política que pode ser considerada como medida de estado de alerta.

Entenda a Campanha

09/03 – Assembleia geral dos professores do ensino privado. A categoria aprovou a pauta reivindicatória a ser levada aos patrões em assembléia realizada no Sinpro.

22/04 – Primeira rodada de negociação Sinpro X Sinepe, sem avanços.

29/04 – Segunda rodada de negociação Sinpro X Sinepe, sem avanços.

08/05 – Terceira rodada de negociação Sinpro X Sinepe, sem avanços.

09/05 – Assembleia geral dos professores do ensino privado. A Categoria aprova estado de greve.

Do Sinpro Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo