Retrospectiva 2019: ações do Sinprosasco em um ano marcado por lutas e protestos

Como muito bem disse Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”.

O ano de 2019 está chegando ao fim, mas não se pode esquecer – e nem perder de vista – o quão intenso esses quase 365 dias foram para os professores, estudantes, sindicatos e demais categorias que militam em defesa da democracia, da educação e dos direitos trabalhistas.

O Sinprosasco – Sindicato dos Professores de Osasco e Região viveu um ano intenso e desafiador. Enfrentou e continua enfrentando algumas batalhas que ainda seguirão para 2020, como o julgamento do processo de dissídio coletivo da Educação Básica, por exemplo. Para saber mais, clique aqui.

O ano começou com assembleias realizadas com os professores da rede particular de ensino na sede do sindicato, principalmente para discutir a Campanha Salarial 2019. Houve reunião com os professores em 28 de fevereiro, 16 e 23 de março, 29 de abril, 10 de junho, 18 e 30 de novembro, para citar algumas datas.

A primeira ida às ruas ocorreu em 22 de março, em várias cidades do Brasil, o qual foi um dia de luta contra a reforma da Previdência – projeto do governo Bolsonaro. O Sinprosasco também protestou e deu sua voz publicamente. Osasco, Carapicuíba, Avenida Paulista e diversos outros pontos da cidade foram ocupados por professores, estudantes, trabalhadores, centrais sindicais e manifestantes de outras categorias e movimentos.

Além disso, o sindicato foi às ruas em 1 de maio (Dia do Trabalho), 15 de maio (Greve Nacional da Educação), 14 de junho (Greve Geral dos Trabalhadores). Essas manifestações foram em defesa da aposentadoria e contra à aprovação da reforma da Previdência; novamente em 13 de agosto (Ato Unificado – Dia Nacional de Mobilização). Para saber mais, acesse o site aqui.

Em maio de 2019 lançamos o site novo do Sinprosasco, no formato portal de notícias, com diversas novidades e funcionalidades para melhorar a comunicação com os professores. Nele, o professor pode cadastrar seu e-mail em nossa Newsletter para receber notícias e informativos, pode consultar as Convenções Coletivas e também escrever para o sindicato pelo menu Fale Conosco (para dúvidas, denúncias,orientações), entre outras coisas.

Novo site do Sinprosasco.

O Sinprosasco e a Fepesp acompanharam audiências públicas na Alesp, que tratavam de temas como o Ensino Domiciliar, a expansão do ensino a distância, demissões de professores do ensino superior em São Paulo, entre outras; também participou de mesas redondas para defender os interesses da categoria contra arbitrariedades cometidas por escolas particulares.

Dissídio Coletivo da Educação Básica.

Também tivemos boas notícias

O Sinprosaso foi à Justiça do Trabalho cobrar providências da faculdade Anhanguera/Kroton (unidade Osasco), em relação aos professores que lecionaram na instituição no primeiro semestre de 2012. Ao todo, 217 professores foram beneficiados pelo processo. Saiba mais aqui.

O sindicato também ganhou ação judicial contra as escolas que não descontaram a mensalidade associativa dos professores em folha de pagamento.

Uma grande novidade para os professores e funcionários da administração escolar foi o lançamento do Clube de Vantagens da Fepesp. Com ele, todos os professores e auxiliares sindicalizados ao Sinprosasco e demais sindicatos integrantes da Fepesp ganham com descontos em produtos e serviços do interesse do professor, como aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos etc; e ganham também fortalecendo o trabalho e atuação do sindicato. Em outubro, a Fepesp disponibilizou um aplicativo para que o docente tenha tudo na palma da mão. Saiba mais aqui.

No mês de julho o Sinprosasco disponibilizou uma pesquisa sobre as férias do meio do ano. A intenção era saber se as escolas estavam respeitando a data, período, isenção de atividades, entre outras coisas. O resultado pode ser conferido aqui. Elaboramos pesquisas para a Campanha Salarial 2020 da Educação Básica e Sesi/Senai (ainda em andamento) e também uma outra que checava a opinião da categoria sobre a Festa dos Professores 2019, ocorrida em 18 de outubro.

Novos parceiros se juntarem à relação de serviços oferecidos com descontos exclusivos aos professores. Entre eles, o Clube de Campo do Simtratecor (a custo simbólico de R$ 10), Cidade das Abelhas com 30% de desconto. Fechamos parceria com a HMO, um dos centros oftalmológicos mais completos do Brasil. Para ver a relação completa de parceiros, clique aqui.

Preparando-se para o próximo ano

O que o Sinprosasco fez ao longo deste ano de 2019 foi trabalhar e lutar pelos direitos da categoria que representa. E isso não será diferente em 2020. O Sindicato dos Professores de Osasco e Região aproveita para desejar a todos os professores e seus familiares um Natal especial e harmônico, com muitas alegrias; também deseja um Ano Novo repleto de conquistas e realizações.

Continuamos lutando juntos em 2020!

Do Sinprosasco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo