JANEIRO ANO VI - #25

EDIÇÃO #25 - JANEIRO 2014

janeiro25 pequeno

 

Download em PDF
  • Entrevista - Roberto Leão - ‘O problema é a desvalorização’
    A Lei 11.738, conhecida como Lei do Piso Nacional do Magistério, foi sancionada em 2008 e considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em 2011. Entretanto, ainda hoje, os professores da rede pública enfrentam uma dura batalha para garantir o cumprimento da norma pelos estados e municípios. Nesta entrevista exclusiva à…
    Seção: ENTREVISTA
    Tags: ENTREVISTA
  • Seminário debate sustentação financeira e sindicalização
    A Contee promoveu entre os dias 13 e 15 de junho, juntamente com o Seminário de Campanha Salarial, o Seminário de Sustentação Financeira. O encontro teve como finalidade avaliar as etapas regionais realizadas anteriormente e contribuir para a melhoria da organização política, administrativa e financeira das entidades filiadas. Como destacado…
    Seção: CURTAS DA CONTEE
    Tags: Sindicalista
  • Entrevista - Virgínia Barros - ‘A união entre estudantes e professores é decisiva’
    A financeirização, desnacionalização e, mais recentemente, com o agravamento desse processo, oligopolização do ensino superior privado no Brasil compromete diretamente a qualidade da educação oferecida e o cotidiano de milhões de estudantes em todo o país. “Muitas vezes, os direitos dos estudantes são desrespeitados, visto que, para maximizar seus lucros,…
    Seção: ENTREVISTA
    Tags: ENTREVISTA
  • Não são só 50 minutos
    Cinquenta minutos. Esse é o tempo que dura, na maior parte dos casos, o período de uma aula. É nestes 50 minutos que o professor expõe aos alunos e debate com eles o conteúdo que levou horas de estudo e preparo e anos de formação. É também por estes 50…
    Seção: SINDICAL
    Tags: sindical
  • 20% extraclasse: uma conquista histórica dos professores da rede particular de Juiz de Fora
    Por Flavio Bitarello   A partir de 1987, os professores da rede particular de ensino de Juiz de Fora iniciaram um processo de mobilização crescente, com paralisação das atividades, passando a sofrer um enorme ataque dos patrões do ensino, incluindo demissões de lideranças que surgiram nas escolas. Era um período…
    Seção: ARTIGO SINDICAL
    Tags: Professor
  • Dinheiro público, capital privado
    Como as grandes empresas de educação se apropriam de verbas do Estado para dar credibilidade aos negócios e tranquilidade aos acionistas   Está nos livros de economia, de política, de história ou mesmo de filosofia. Está nos dicionários especializados, nos almanaques, até na Wikipédia: “O capitalismo é um sistema econômico…
    Seção: DESTAQUE
    Tags: Dinheiro
  • O impacto das transformações econômicas da educação privada na sala de aula
    Os professores devem observar, em suas salas de aulas, a substituição gradual dos cadernos dos alunos por laptops, netbooks e tablets. E a troca da ânsia por anotar as informações escritas nos quadros ou apresentadas no datashow pelos cliques das câmeras nos celulares. E as dúvidas querendo ser sanadas via…
    Seção: EDUCACIONAL
  • Gilson Reis: De ambientalista a líder estudantil, professor, sindicalista... e vereador
    “Sempre gostei da área de biologia e essa minha formação me levou ao movimento ambientalista numa época em que esse tema não era tão debatido como hoje”     Bem antes de ser eleito vereador de Belo Horizonte em 2012 com 7.010 votos, o presidente do Sinpro Minas e diretor…
    Seção: PERFIL
  • Quantos filhos você tem?
    Por José Geraldo de Santana Oliveira   Por que o imprescindível e salutar combate ao trabalho em condições análogas às de escravos ainda não alcançou os professores de escolas privadas?     “Tens filhos? Não. Tive dois, mas estão mortos, graças a Deus! Expressa satisfação pela morte de seus filhos?…
    Seção: ARTIGO JURÍDICO
    Tags: FILHOS
  • Confederação realiza seminário sobre campanha salarial
    Representantes das entidades filiadas se reuniram na manhã do dia 13 de junho em São Paulo para uma avaliação da campanha de 2013 e as perspectivas para a campanha de 2014. A mesa foi conduzida pelo coordenador da Secretaria de Organização Sindical, José Ribamar Barroso, e pela coordenadora da Secretaria…
    Seção: CURTAS DA CONTEE
    Tags: seminário
  • A felicidade só será construída numa sociedade em que não haja mais submissão
    No mês em que se celebrou o Dia Internacional da Mu­lher, símbolo da luta contra a discriminação de gênero e pela emancipação das mu­lheres, o programa da TV Contee de março promoveu um encontro emblemático entre as professoras Lucia Rincon – primeira secretária de Assuntos da Mu­lher da Contee e…
    Seção: ENTREVISTA
    Tags: ENTREVISTA
  • A experiência de São Paulo e a mentalidade perversa do patronato do ensino superior
    No final da década de 1970, as mantenedoras do ensino superior de São Paulo decidiram se desvincular do sindicato patronal que representava também a educação básica e fundar sua própria entidade sindical. Surgia o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp,…
    Seção: SINDICAL
  • Creches: um direito social de primeira grandeza e os direitos dos professores
    Alan Francisco de Carvalho     A concepção de creches como parte integrante do sistema educativo, articulado com os níveis básicos de ensino, representa um grande avanço para o ideal de construir um país democrático e, portanto, voltado para a formação da cidadania. No entanto, após 25 anos da promulgação…
    Seção: ARTIGO SINDICAL
  • Porque nossa luta continua!
    Para além dos royalties e do PNE, que precisam ser garantidos como vitórias, a batalha da Contee e de suas entidades filiadas passa pela criação do Sistema Nacional de Educação   No Brasil, a abertura da educação escolar ao setor privado teve seu marco oficial e explícito em 1821, com…
    Seção: DESTAQUE
    Tags: luta
  • Educação sim, terceirização não!
    Em vez de regulamentar a terceirização, estabelecendo-lhe critérios e impondo-lhe limites, o que o PL 4.330 faz é regularizar o trabalho precarizante   Na região dos Vales do Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos terceirizou todo o serviço de apoio, com exceção da segurança,…
    Seção: NACIONAL
    Tags: educação
  • Abaixo do piso nacional
    Os professores do setor privado do estado de Santa Catarina recebem remunerações inferiores àquelas pagas aos docentes da rede pública. Enquanto um professor do setor público de ensino, com carga horária de 40 horas semanais, com formação acadêmica de nível médio, independentemente da modalidade de ensino atuante, teve salário base…
    Seção: EDUCACIONAL
    Tags: Educacional
  • Paraguaios contra a privatização
      A APP foi uma das medidas mais preocupantes tomadas pelo presidente Horácio Cartes em menos de cem dias de governo, favorecendo a venda de patrimônios estatais e causando danos aos trabalhadores   Na última semana de novembro, estudantes e professores paraguaios fizeram um protesto em Assunção, em frente ao…
    Seção: INTERNACIONAL
  • Delaíde Arantes: A PEC das Domésticas e a conquista pessoal da ministra
    “A efetivação dos direitos dos trabalhadores domésticos é primordial para se corrigir uma injustiça que vem dos tempos da escravidão, traduzida em preconceito e discriminação, tratamento dispensado a uma parcela tão importante e significativa de trabalhadores. É uma questão de justiça”   Com cerca de 14 mil processos sobre a…
    Seção: PERFIL
  • O professor e a jornada de trabalho invisível: uma tese jurídica sobre a remuneração das atividades extraclasse
    Grupo de Estudos do Sinpro/RS   I - Introdução É notório o fato de que, além do trabalho em sala de aula, dos professores é exigido o cumprimento de tarefas diretamente vinculadas com o ensino, que não mais se resumem a meras avaliações e preparação de aulas. Diante da nova concepção…
    Seção: ARTIGO JURÍDICO
  • Os professores de Portugal vão à luta com entusiasmo
    “Neste mundo que nos convida ao desânimo, a palavra entusiasmo é uma palavra linda, de origem grega, que significa ter os deuses aqui dentro” (Eduardo Galeano)   Por Maria Clotilde Lemos Petta     No início de maio, na companhia de Madalena Guasco (coordenadora-geral da Contee), estivemos em Portugal e…
    Seção: CURTAS DA CONTEE
    Tags: Portugal
  • Que venham as batalhas de 2014!
    A revista CONTEÚDO, publicada pela primeira vez em agosto de 2008, nasceu do objetivo de dar um salto de conteúdo – como seu próprio nome revela – na comunicação da Contee, destacando, valorizando e aprofundando-se nos mais importantes temas relacionados à educação, movimentos social e sindical, e conjunturas nacional e…
    Seção: EDITORIAL
    Tags: 2014
  • 2014 está começando, mas 2013 ainda não terminou
    Ter a mente alerta para os fatos do passado é um dos instrumentos mais eficazes para embasar a luta presente   De uma forma ou de outra, os anos eleitorais, sobretudo de eleições gerais (para deputados, senadores, governadores e presidente da República), como em 2014, têm uma importância e uma…
    Seção: CAPA
    Tags: 2014