MAIO ANO VI - #26

EDIÇÃO #26 - MAIO 2014

maio26 pequeno

 

Download em PDF
  • Confederação participa de ato em honra dos militantes que combateram a repressão
    Após instaurar a Comissão da Verdade dos Trabalhadores em Educação do Setor Privado de Ensino, a Contee foi um dos atores políticos que tomaram o Teatro da Universidade Católica (Tuca), em São Paulo, no dia 2 de abril, numa grande homenagem aos milhares de militantes que durante os 21 anos…
    Seção: CURTAS DA CONTEE
  • O legado da ditadura na educação*
    Por Patrícia Trópia   Qual o legado deixado pela ditadura militar sobre a educação hoje, tanto em termos econômicos quando em relação ao modelo pedagógico?   Segundo W. Faulkner, “o passado nunca está morto, ele nem mesmo é passado”. Por isso, em boa hora, a revista da Contee se propõe…
    Seção: CAPA
    Tags: Ditadura
  • Calendário especial homenageia mulheres que lutaram contra a ditadura
    Um calendário registra a passagem do tempo e as datas que entraram para a história. Por isso, a Contee lançou, no dia 28 de março, durante o evento “A mulher nos anos de chumbo”, um calendário-livreto especial em homenagem à resistência feminina à ditadura. Numa proposta peculiar e inovadora, a…
    Seção: CURTAS DA CONTEE
  • Desafios para a nossa luta - PNE é contaminado por pensamento conservador, intolerante e privatista
    Resquícios do conservadorismo, da intolerância e do pensamento privatista – herdeiros diletos da ditadura militar – foram aprovados pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados. O primeiro, que representa um imenso retrocesso em termos de direitos humanos, diz respeito à supressão do dispositivo que…
    Seção: EM ALTA, EM BAIXA
    Tags: PNE
  • Pela verdade, pela democracia
    Este é um ano para o Brasil passar a limpo sua história. Diante de eventos iminentes importantes, como a Copa do Mundo e as eleições para a Presidência da República, para os governos dos estados e do Distrito Federal e para as casas legislativas distrital, estaduais e federais, os olhos…
    Seção: EDITORIAL
    Tags: democracia
  • Entrevista - Adércia Bezerra Hostin e Nara Teixeira de Souza - ‘Que tipo de educação a gente tem?’
    O golpe de 1964, que instaurou os 21 anos de ditadura no Brasil, provocou sérios impactos na educação, que ainda hoje são sentidos por quem atua nas salas de aula, nas instituições de ensino, nos movimentos estudantil e sindical de trabalhadores do setor. Mais do que resquícios de um modelo…
    Seção: ENTREVISTA
    Tags: educação
  • Educadores em busca da verdade
    Não existe educação sem memória e sem verdade. Também não há possibilidade de avanços sociais sem a possibilidade de organização dos trabalhadores por melhores condições socioeconômicas e conquista efetiva de direitos trabalhistas. No entanto, tanto as instituições de ensino quanto as entidades sindicais foram vítimas da repressão que se estendeu…
    Seção: SINDICAL
    Tags: educação
  • 50 anos do golpe militar no Brasil
    Por Wallace Melo Gonçalves Barbosa   Em pleno contexto de um mundo bipolarizado em virtude das disputas oriundas da Guerra Fria, o Brasil, durante a década de 1960, passava pelo processo de reafirmação da democracia pós-ditadura varguista, com restabelecimento, no campo político, das atividades partidárias em paralelo à ascensão dos ideais…
    Seção: ARTIGO SINDICAL
    Tags: Brasil golpe
  • Sinpro JF participa do ato ‘Ditadura nunca mais’
    No dia 1° de abril o golpe militar no Brasil completou 50 anos. O Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro JF) também foi às ruas junto com os diversos movimentos sociais e partidos que organizaram o ato “Golpe e ditadura nunca mais”, parte da programação do “Circuito 1964:…
    Seção: CURTAS DAS FILIAIS
    Tags: Ditadura
  • Estilhaços do regime militar
    Violência física e simbólica e comprometimento da qualidade da escola pública estão entre os males feitos pela ditadura à educação   Uma bomba. Talvez essa seja a metáfora mais apropriada para ilustrar o impacto do golpe militar sobre todos os aspectos da sociedade brasileira e, em particular, sobre a educação.…
    Seção: CAPA
  • Trajano Silva Jardim - Passando a memória a limpo
    No dia 1º de abril de 1964, o diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF), Trajano Silva Jardim, ainda não era professor. Tampouco jornalista. No entanto, já estava engajado no movimento sindical que representava os trabalhadores do setor gráfico,…
    Seção: PERFIL
    Tags: Memória
  • A farsa que se transformou na maior tragédia do Brasil
    Por José Geraldo de Santana Oliveira   Há séculos, o dia 1º de abril é considerado, em vários países, como sendo o da mentira. A versão mais conhecida para a origem desta pecha vem da França e remonta-se a 1582, século XVI, quando o rei Henrique III adotou, por decreto,…
    Seção: ARTIGO JURÍDICO
  • A perpetuação de uma mentira
    Cinquenta anos após 1964 ainda existem currículos educacionais no Brasil que tratam a memória da nação de maneira totalmente deturpada   A denúncia não é nova. Pelo menos desde 2010, a imprensa brasileira já noticiava a deturpação da memória e da história brasileira praticada pelo livro didático adotado pelos colégios…
    Seção: EDUCACIONAL
  • A América e os modelos privatistas de educação
    Pesquisador discute a privatização no contexto dos sistemas de ensino   Os modelos de privatização no ensino latino-americano sofreram influência direta dos regimes ditatoriais implantados nos países do continente. Essa ponderação foi feita, no fim de março, pelo pesquisador Antoni Verger, do Departamento de Sociologia da Universidade Autônoma de Barcelona…
    Seção: INTERNACIONAL
    Tags: educação
  • Contee promove ato ‘A mulher nos anos de chumbo’
      A Contee realizou, no dia 28 de março, na Câmara Municipal de São Paulo, o ato “A mulher nos anos de chumbo”, promovido por iniciativa da Secretaria de Gênero e Etnia. A atividade foi realizada no mesmo dia em que a Confederação instaurou a Comissão da Verdade dos Trabalhadores…
    Seção: CURTAS DA CONTEE
    Tags: Mulher
  • Na pauta positiva - Revisão da Lei de Anistia avança no Senado
    A revisão da Lei de Anistia, de 1979, ganhou força em abril com a aprovação pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Projeto de Lei do Senado (PLS) 237/2013. O texto, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), permite que militares e civis responsáveis por graves violações de…
    Seção: EM ALTA, EM BAIXA
    Tags: senado
  • Dicas Culturais - Livros e Filmes
     LIVROS       Brasil nunca mais – um relato para a história Autor: Paulo Evaristo Arns e equipe Editora: Vozes   Lançado em 1985, o livro traz o dossiê mais completo da tortura e dos torturadores que escreveram a página mais sombria dos 25 anos da ditadura civil-militar. O…
    Seção: DICAS CULTURAIS