ABRIL ANO VII - #31

EDIÇÃO #31 - Abril 2015

CAPA Revista CONTEUDO abril2015

 

Download em PDF

EDIÇÃO #31 - ABRIL 2015

CAPA
O petróleo ainda é nosso!

Defender a Petorbras significa defender também a educação, cujo fortalecimento depende de investimentos oriundos desse patrimônio.......LEIA MAIS

  • O petróleo ainda é nosso!
       "O petróleo é nosso” foi o lema da campanha que dominou o Brasil no fim da década de 1940 e na década de 1950 em prol da autonomia brasileira na área petrolífera. No período, a sociedade dividiu-se em dois grupos: o dos que achavam que o petróleo deveria ser…
    Seção: CAPA
  • O movimento progressista deve ir para as ruas
       O ex-deputado federal Haroldo Lima, membro do Comitê Central do PCdoB, é consultor de petróleo e foi diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por quase sete anos, de 15 de janeiro de 2005 a 11 de dezembro de 2011. Viu de perto, portanto, a…
    Seção: ENTREVISTA
  • Defender a Petrobras é defender o Brasil!
      Os últimos 12 anos foram de recuperação e fortalecimento da empresa. O país voltou a investir em pesquisa e a construir gasodutos e refinarias. Alcançamos a autossuficiência, descobrimos e exploramos o pré-sal, recuperamos para 49% o controle público sobre o capital social da Petrobras      “Há quase um…
    Seção: SINDICAL
  • Fitrae MTMS participa de marcha em favor da democracia
       Representantes da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Fitrae MTMS) participaram do Dia de Mobilização em Defesa dos Trabalhadores, da Petrobras e da Democracia, que aconteceu no dia 13 de março, em todo o país. Segundo organizadores…
    Seção: CURTA DAS FILIADAS
  • Clodesmidt Riani
    Sindicalista assistiu à inauguração da Petrobras      O sindicalista mineiro Clodesmidt Riani tem uma história de vida conhecida.    Ele era presidente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em 1964, na época da instauração da ditadura militar no Brasil. Por…
    Seção: PERFIL
  • Esse petróleo é seu?
    Como a cobiça pelo “ouro negro” continua a motivar conflitos e guerras ao longo da história      Guerra do Yom Kippur, ou Guerra do Ramadã, foi um ..conflito árabe-israelense ocor- rido durante 20 dias de outubro de 1973 depois de um ataque inesperado promovido pelo Egito e pela Síria.…
    Seção: INTERNACIONAIS
  • 13 de Março: Contee marca forte presença nos atos realizados em todo o Brasil
       Como a cobiça pelo “ouro negro” continua a motivar conflitos e guerras ao longo da história Com a presença dos diretores Cássio Bessa e Luiz Gambim, manifestação no Rio Grande do Sul aconteceu um dia antes e tomou as ruas de Porto Alegre      Diretoras e diretores da…
    Seção: CURTAS DA CONTEE
  • Na pauta positiva Agenda de lutas em defesa da Petrobras
       O próximo dia 27 de abril ficará marcado como a data do lançamento da campanha nacional “Defender a Petrobras é defender o Brasil”. O ato, que acontecerá no Rio de Janeiro, faz parte da agenda de lutas programada pela Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras. No último dia 8…
    Seção: EM ALTA, EM BAIXA
  • LIVROS E FILMES
      O petróleo - Uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro Autor: Daniel Yergin  Editora: Paz e Terra   Vencedor do prêmio Pulitzer, este livro traça a abrangente história do combustível mais importante do mundo. Colocando-o no centro das decisões mais importantes do século XX, o especialista Daniel Yergin,…
    Seção: DICAS CULTURAIS
  • Somos 200 milhões de petroleiros
       No início deste ano, trabalhadores da empresa Alumini Engenharia S/A depositaram seus macacões dentro de caixões e os levaram para a frente da sede da Petrobras, num protesto contra a falta de pagamentos pelo trabalho nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Com cartazes e apitos,…
    Seção: SINDICAL