JANEIRO ANO VII - #30

EDIÇÃO #30 - JANEIRO 2015

CAPA Revista CONTEUDO janeiro2015

 

Download em PDF

EDIÇÃO #30 - JANEIRO 2015

CAPA
O que 2014 pode ensinar a 2015

Em 2015 a Contee completa 25 anos de atuação incansável em defesa da educação e dos trabalhadores. Começamos este ano simbólico com o dever de olhar para o futuro sem perder a mirada no retrovisor da história...LEIA MAIS

  • A instituição do Sistema Nacional de Educação
    O livro foi um protesto indignado contra a burocracia federal que “não perfura, nem deixa que se perfure” para encontrar petróleo, e uma denúncia à ação das grandes empresas estrangeiras assim como à submissão de nossas elites aos interesses delas. Quando reunido nas obras completas da Brasiliense, esse livro já…
    Seção: EDUCACIONAL
  • Sindicalismo e política em (re)construção
    S em dúvida, a grande vitória da Conae/2014 foi a sinalização do Sistema Nacional de Educação como pauta prioritária da agenda educacional. Se, por um lado, a questão é reincidente, uma vez que já havia sido aprovada na I Conae, em 2010, por outro, é possível que o país esteja…
    Seção: SINDICAL
  • Educadores em busca da verdade
    Não existe educação sem memória e sem verdade. Também não há possibilidade de avanços sociais sem a possibilidade de organização dos trabalhadores por melhores condições socioeconômicas e conquista efetiva de direitos trabalhistas. No entanto, tanto as instituições de ensino quanto as entidades sindicais foram vítimas da repressão que se estendeu…
    Seção: SINDICAL/ARTIGO
  • Alice Portugal: "A educação merece nossa atenção especial no Congresso Nacional"
    Como integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e da Comissão Especial instituída na Casa para analisar o Plano Nacional de Educação (PNE), a deputada baiana Alice Portugal (PCdoB) acompanhou de perto os trâmites das questões educacionais e trabalhistas, sobretudo concernentes aos professores e técnicos administrativos que atuam…
    Seção: ENTREVISTA
  • “Se a reforma educacional tivesse sido aprovada, possivelmente o pensamento sobre educação na nossa sociedade seria outro. É um ‘se’, mas o que temos é a realidade concreta do golpe militar, o qual, com certeza, mudou muito a concepção de pensamento
    Nara Teixeira de Souza “Quando tu deixas que um currículo se aproprie desse movimento [religioso e conservador], tu estás impedindo que a sociedade avance significativamente numa revolução social para um mundo diferente, melhor, possível” Adércia Bezerra Hostin, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee “Não sofremos um golpe somente…
    Seção: DESTAQUES
  • Pausa para a reflexão
    Dois mil e quinze é, para nós, um ano especial. Em novembro de 1990 era fundada, oficialmente, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee, cuja primeira diretoria comandou a entidade até julho de 1991, quando foi realizado nosso primeiro congresso.   Portanto, neste 2015 que começa…
    Seção: EDITORIAL
  • ‘Que tipo de educação a gente tem?’
    O golpe de 1964, que instaurou os 21 anos de ditadura no Brasil, provocou sérios impactos na educação, que ainda hoje são sentidos por quem atua nas salas de aula, nas instituições de ensino, nos movimentos estudantil e sindical de trabalhadores do setor. Mais do que resquícios de um modelo…
    Seção: ENTREVISTA