Rumo à etapa nacional, CTBs PB, SE, BA, PI, RN e AC realizam seus congresso estaduais

ctb_ba_congressoEm consonância com o calendário do 3º Congresso Nacional, as estaduais da CTB na Paraíba, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Acre realizam seus Congressos Estaduais nesta sexta-feira e sábado (14 e 15).

Sob o lema “Avançar nas mudanças com valorização do trabalho”, a expectativa é que centenas de trabalhadores prestigiem as atividades, que debaterão as teses do texto-base da etapa nacional e elegerão a nova diretoria de cada estadual.

Paraíba

Na Paraíba, a atividade acontece na cidade de Patos, sertão do Estado, distante 315 km da capital João Pessoa, no Hotel Water Play, com a presença de cerca de 200 sindicalistas, representando mais de cem entidades filiadas à central. Vilson Luiz, secretário de Finaça

Para o presidente da CTB na Paraíba, José Gonçalves, o objetivo é realizar o maior congresso da CTB no Estado, coroando o seu crescimento com mais de cem sindicatos filiados.

Bahia

Na Bahia, o 3º Congresso Estadual acontece no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, e são esperados cerca de setecentos delegados e delegadas que representam mais de 700 sindicatos classistas de toda a Bahia.

“Queremos discutir, de forma aprofundada, as nossas principais questões, como a garantia do direito irrestrito de greve, o combate às práticas antissindicais e a luta por mais investimentos em saúde e segurança no trabalho. Temos mais de 300 sindicatos filiados e acreditamos que cada um irá contribuir muito e enriquecer o nosso debate”, disse o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo.

Em Salvador, as discussões contam com a participação do jornalista Umberto Martins, que é assessor da CTB Nacional, no sábado, e do secretário geral da entidade, Pascoal Carneiro, no domingo.

Piauí

O espaço Obra Kolping, em Teresina, foi o lugar escolhido para a realização o Congresso da CTB-PI, que na sexta-feira promoverá um debate com a participação do dirigente nacional, Rogério Nunes (secretário de Política Sociais) e deputado federal Osmar Junior.

No sábado, os delegados e delegadas os discutem os principais desafios do sindicalismo e esclarecem dúvidas sobre legalidade, documentação e registro sindical com representante da DRT.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, o evento que conta com a presença do dirigente nacional Divanilton Pereira, acontece no IFRN de Cidade Alta, em Natal.
“O congresso é a oportunidade de travar um debate democrático e classista, numa conjuntura diferente. Porque no congresso passado não tínhamos sindicatos rurais. Hoje contamos com grande adesão dos trabalhadores do campo. Fechamos essa gestão com 20 sindicatos filiados. Ultrapassamos a meta”, comemorou Moacir Soares, presidente da CTB-RN.

Para o líder sindical a etapa estadual inaugura uma nova fase para a CTB-RN. “Inauguramos uma nova etapa, que surge num cenário de disputa mais muito positivo para para nós, com nossa consolidação no estado.

Acre

No Acre, o Congresso  será realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores em Agriculturas (Fetacre) e deve reunir cerca de 80 sindicalista de sindicatos filiados e não filiados, que foram convidados para o evento.

“Eu acho que esses três anos serviram para construir um alicerce para o crescimento da CTB. Nesse período
conquistamos o reconhecimento tanto do movimento sindical como das categorias, exemplo disso é a filiação Fetacre, que é resultado desse trabalho. Agora o nosso objetivo será ampliarmos a participação e filiação de sindicatos aqui na região, fortalecendo o trabalho da CTB”, destacou o professor Chaves, presidente da CTB-AC.

 Do Portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo