Saep apoia Mais Médicos em votação na Câmara

Presidente do Sindicato destaca que aprovação do texto foi uma vitória

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (9), o texto principal da Medida Provisória 621, que institui o “Programa Mais Médicos”, do Governo Federal. O SAEP apoia a Medida e, neste sentido, o presidente do Sindicato, Mário Lacerda, e a diretora, Merilene Rodrigues Pinheiro, participaram da mobilização organizada pelas centrais sindicais e movimentos sociais pela aprovação da matéria.

“O SAEP não pode fugir dessa demanda. E esse é um projeto que atende os interesses da nossa categoria, pois muitos moram em locais que não têm médicos”, afirmou Lacerda.

A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, destacou a importância do programa na melhoria da saúde pública brasileira. “A gente sabe aonde aperta o calo quando vai ao hospital e não consegue atendimento para um filho”, lamentou.

Inicialmente, a votação, marcada para o começo da tarde de terça-feira (8), teve fim na madrugada de quarta, com a aprovação do texto. A decisão transfere a responsabilidade de emissão dos registros provisórios de médicos estrangeiros para o Ministério da Saúde. Antes, era feita pelos conselhos regionais da categoria. O texto, no entanto, ainda pode ser modificado e, inclusive, ser encaminhado para o plenário do Senado nos próximos dias.

Apesar do caráter temporário da decisão, o presidente do SAEP destacou que “foi uma vitória da população menos favorecida”. “Esse não é um projeto da classe média. É um projeto da rua e atende uma das reivindicações das manifestações que têm acontecido em todo o país nos últimos meses, a saúde pública”, finalizou Mário.

Também participou da manifestação o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Distrito Federal (CTB-DF), Aldemir Domício.

Mais Médicos

O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde, além de levar médicos, inclusive estrangeiros, para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

A iniciativa já conta com 276 médicos estrangeiros em atividade e 394 aguardam a liberação de registro para exercer a atividade.

Do Saep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo