SBPC Cultural apresenta espetáculo “Insubmissas, mulheres na ciência” nesta quinta-feira

A peça de Oswaldo Mendes com direção de Carlos Palma conta a história de quatro cientistas que enfrentaram preconceitos, intolerância e discriminações para conseguirem deixar seu legado à humanidade. A apresentação será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube às 19h30 e logo em seguida o elenco participará de um bate-papo ao vivo com os internautas

whatsapp-image-2020-10-06-at-23-21-42A 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) traz para a programação da SBPC Cultural a peça “Insubmissas, mulheres na Ciência”.  O espetáculo será transmitido nesta quinta-feira, 8 de outubro, às 19h30, pelo canal da SBPC no YouTube, e será seguido por um bate-papo ao vivo do autor, diretor e atores com os internautas.

De autoria de Oswaldo Mendes, com direção de Carlos Palma, a produção é do Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro.  A peça conta a história de quatro cientistas que enfrentaram preconceitos, intolerância e discriminações para conseguirem deixar seu legado à humanidade: Hipácia de Alexandria (370 e 415 d.C.), Marie Curie (1867-1934), Bertha Lutz (1894-1976) e Rosalind Franklin (1920-1958).

As pesquisadoras que “se recusaram a viver e morrer em silêncio”, contam “sua difícil entrada e convivência no círculo machista da ciência”, segundo descrevem os produtores.  Rosalind deu contribuição decisiva à pesquisa do DNA e foi ignorada pelo prêmio Nobel.  Madame Curie foi premiada duas vezes, mas ainda assim foi vítima da violência moralista da sociedade francesa. Hipácia morreu apedrejada pelos cristãos. E a brasileira Bertha Lutz fez da luta pelos direitos da mulher seu objetivo de vida.

Criado em 1998, na cidade de São Paulo, o Núcleo Arte Ciência no Palco se especializou em desenvolver espetáculos teatrais sobre temas científicos. “Insubmissas, mulheres nas ciências” partiu de um questionamento de um grupo de atrizes do grupo sobre a falta de exemplos femininos na história das ciências. O espetáculo foi lançado em 2015, na capital paulista.

FICHA TÉCNICA

INSUBMISSAS, mulheres na ciência

Oswaldo Mendesautor

Carlos Palma: diretor do espetáculo e cenógrafo

Elenco:

Adriana Dham

Leticia Olivares

Monika Ploger

Selma Luchesi

Vera Kowalska

Rogério Romera

Crédito fotográfico:

Zuza Blanc

Produção:

Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro

Jornal da Ciência

SBPC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo