Sem João Doria, aumentam as chances de Lula vencer no 1º turno

“Politicamente, Lula aumenta as chances de vitória no primeiro turno, com o voto útil, pois o eleitor do Doria rejeita mais Bolsonaro (77%) do que Lula (62%)”, afirmou o cientista político Felipe Nunes

O cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, diz que a desistência do o ex-governador de São Paulo João Doria de disputar à Presidência da República é favorável ao ex-presidente Lula que pode vencer a disputa já no primeiro turno. Após encontro de cúpula do PSDB, Doria disse nesta terça-feira (23) que não será candidato.

“Hoje, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, anunciou o ex-governador.

“Politicamente, Lula aumenta as chances de vitória no primeiro turno, com o voto útil, pois o eleitor do Doria rejeita mais Bolsonaro (77%) do que Lula (62%)”, afirmou Felipe Nunes, para quem, numericamente, não tem mudanças significativas.

“Doria sempre apareceu com pouco voto (3 a 5%), mas Ciro tem o maior potencial entre esses eleitores (54%), Lula tem potencial de 36% e Bolsonaro de 19%. Tebet é muito desconhecida”, avaliou o cientista político.

De acordo com Nunes, a chamada terceira via “aumenta as chances de organizar sua tropa para tentar viabilizar uma opção fora da polarização”. “A coordenação das elites é fundamental para que os eleitores possam tomar decisões eleitorais. Até aqui, a terceira via mais atrapalhou do que ajudou o eleitor”, afirmou.

O ex-governador é o oitavo pré-candidato da terceira via a abdicar da candidatura a presidente. Os tucanos agora discutem um provável apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).

Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo