Série de vídeos mostra o que está em jogo na votação do Fundeb

O que está em jogo na votação prevista para amanhã, dia 20 de agosto? Essa foi a pergunta respondida pelo professor Daniel Cara, diretor da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no último vídeo da série de dez programas disponibilizados no canal da professora Rubia Cristina dos Santos, da rede municipal de ensino de Itajaí, Santa Catarina. “O que está em jogo, em primeiro lugar, é que setores da elite não aceitam uma escola pública de qualidade. Escolas que garantam que os professores tenham condições de ensinar e que os alunos tenham condições de aprender”, respondeu Daniel. “Isso é materializado pelo conceito de Custo Aluno Qualidade, um estudo desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação desde 2002, que agora setores da elite não querem que se integre à Constituição Federal. E o CAQ vai garantir que toda escola pública tenha qualidade.”

Ainda segundo ele, outra questão também em risco são as aposentadorias. “O governador Eduardo Leite, do PSDB do Rio Grande do Sul, e o governador João Dória, do PSDB de São Paulo, querem usar recursos das escolas para o pagamento de aposentadorias, precarizando a educação”, apontou. “Somos favoráveis à paridade irrestrita para os aposentados, favoráveis a uma aposentadoria digna e justa para o professorado, mas isso não pode ser feito com os recursos da educação.”

Frente a isso, o que vai definir a votação, na opinião de Daniel Cara, é a mobilização social. “E a mobilização social passa por esse material que a professora Rubia desenvolveu”, elogiou. A série de vídeos teve início há duas semanas e contou com organização de conteúdo e revisão crítica da coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, e da professora Catarina de Almeida Santos, coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

“A iniciativa da professora Rubia surgiu ao sentir necessidade desse debate e observar que os professores, no cotidiano na sala de aula, desconheciam totalmente a importância do Fundeb. Foi assim que nasceu essa estratégia, quando ela me procurou para que construíssemos algo para que ela pudesse dialogar com os professores”, contou Adércia.

Confira todos os vídeos publicados, que podem contribuir com a discussão nos estados e municípios:

O que é o Fundeb?

Uma introdução sobre o que é o Fundeb, com a professora Rubia Cristina dos Santos.

Salários e plano de carreira dos professores

Participação do professor Heleno Araújo, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

Recursos do Fundeb para Itajaí e Santa Catarina

Exposição de dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que mostram os recursos do Fundeb para Itajaí e Santa Catarina, no fim de 2019.

Servidores da Educação de Itajaí e região

Participação de Francisco Johannsen, presidente do Sindifoz (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí).

Trabalhadores da rede estadual de educação

Participação de Luiz Carlos Vieira, coordenador do SINTE-SC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina).

Risco de creches fecharem

Participação de Sumika Freitas, membro do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (FOPEIES) e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).

Recursos em MDE

Participação de Nalú Farenzena, presidenta da Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação).

Valor anual por aluno

Participação de Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Distribuição e Custo Aluno com o Novo Fundeb

Participação da professora Catarina de Almeida Santos, coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e professora e doutora pela UnB (Universidade de Brasília).

Votação no Senado

Participação do professor Daniel Cara, diretor da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e professor e doutor da Faculdade de Educação da USP.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Foi uma satisfação produzir esses vídeos, com todo o apoio da professora Adércia e Catarina. Gratidão a todos que participaram e esclareceram tantas pessoas sobre a importância do Fundeb… E mais… do Novo Fundeb com CAQ!

    #FundebPraValer
    #FundebComCAQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo