Sinpro Campinas: Começa o cadastro dos delegados e delegadas à Conae/2014

Por Conceição Fornasari

Os delegados e delegadas à Conferência Nacional de Educação de Educação – CONAE 2014 começaram a receber as mensagens de seu cadastramento definitivo à etapa nacional que se realizará em Brasília de 17 a 21 de fevereiro do próximo ano.

Para maior agilidade no dia do evento a equipe organizadora solicita aos que receberem sua confirmação de inscrição ao evento nacional que preencham sua agenda dos diferentes painéis.

O evento mais democrático da educação brasileira será composto de atividades de participação coletiva e de escolha de cada delegado conforme o número de vagas e dos vários eixos que compõe a Conae 2014.

Quem tiver dúvidas deve acessar o link preencher sua agenda.

Importante reforçar  o TEMA da Conae 2014: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, bem como os 07 eixos que foram debatidos nas Conaes Municipais, Intermunicipais e Estaduais:

—Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação:organização e regulação.

—Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

—Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência,tecnologia, saúde, meio ambiente.

—Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência,avaliação, condições de participação e aprendizagem.

—Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

—Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração,carreira e condições de trabalho.

—Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Pelos informes do Fórum Nacional ocorreram 503 Conferências Intermunicipais, 2,3 mil municipais, 13 Plenárias no município de São Paulo e 19 Plenárias no DF e 27 estaduais e uma no DF, num total de mais de mais de 800 mil participantes, sem contar as conferências livres que atingiram quase dois milhões de pessoas.

O Fórum Estadual de São Paulo encerrou seus trabalhos de sistematização das emendas que foram enviadas ao Fórum Nacional,bem como a inscrição de todos os delegados e delegadas eleitas na sua etapa estadual ocorrida em em Serra Negra, ao final de setembro último, que reuniu mais de 1,7 mil participantes, com o maior número entre todas as estaduais.

A Fepesp- Federação dos Professores e Auxiliares Administrativos do estado de São Paulo é membro do Fórum Estadual de Educação e atuou significativamente em Conaes Municipais e Livres de várias regiões do estado e na Conae Estadual, intensificando sua ação em defesa da educação laica, pública, gratuita e de qualidade social, pela valorização dos trabalhadores da educação, pela aprovação do PNE- Plano Nacional de Educação, que ainda encontra-se no Senado Federal, com graves retrocessos, e a necessária criação e implantação do Sistema Nacional de Educação e envolveu a maioria dos 24 sindicatos que a integram nesta pauta.

Além do Sinpro Campinas participarão como delegados e delegadas, professores e técnicos administrativos dos seguintes Sinpros: Sorocaba, Jundiaí, Vales, São Paulo, ABC e do Sinpaae Ribeirão Preto.

A Contee- Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino realizará no dia 29 de janeiro, em São Paulo, das 10h às 18h o seminário nacional de preparação à Conferência Nacional de Educação- Conae 2014.

Conceição Fornasari é diretora do Sinpro Campinas e Região e da Fepesp e membro do Fórum Estadual de Educação

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3  +  6  =  

Botão Voltar ao topo