Sinpro Campinas e Região: Em 5 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa

Nesta quinta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data, instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006, foi escolhida em homenagem ao aniversário do escritor Ruy Barbosa, um dos defensores da língua portuguesa no Brasil. O idioma expressa a identidade e cultura de um povo.

Nesta quinta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data, instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006, foi escolhida em homenagem ao aniversário do escritor Ruy Barbosa, um dos defensores da língua portuguesa no Brasil. O idioma expressa a identidade e cultura de um povo.

Durante o período de colonização, o idioma português chegou ao Brasil e se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Sendo assim, a língua portuguesa é falada de diversas formas em diferentes regiões do País.

O português é o idioma oficial em nove países: Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.

Para celebrar e valorizar a língua portuguesa, em 2006, foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro de São Paulo. Um dos objetivos é mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura, além de apresentar suas origens, histórias e influências sofridas.

O espaço promove cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes. É uma boa opção para se aproximar e valorizar a diversidade da Cultura Brasileira. Os visitantes têm a oportunidade de conferir todo mês uma programação diferente para crianças e família.

Conheça mais sobre a nossa língua e cultura de uma maneira divertida. No próximo domingo (8), as crianças poderão jogar o “Dominó de Palavras”, das 14h às 16h. Para mais informações, acesse aqui.

Do Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo