Sinpro Campinas e Região: Encontro de Corais emociona com canções natalinas e homenagem ao Prof. Paulo Cosiuc

O Encontro de Corais, realizado na sede do Sinpro Campinas, fechou o ano com alegria e boa música. Participaram do evento três grupos, o “Coral do Sinpro”, o “Madrigal Canto Livre” e o “Coral Vozes em Pauta”.

No evento, o presidente do Sindicato, Carlos Virgilio Borges, o Chileno, anunciou o que “Coral do Sinpro” agora passará a se chamar “Coral Prof. Paulo Cosiuc” em homenagem ao diretor do Sinpro e membro do coral que faleceu nesse ano.

Para a diretora de Cultura do Sinpro que conduziu o evento, Maria Clotilde Lemos Petta, as apresentações emocionaram todo o público presente, principalmente quando os grupos relembravam as músicas natalinas clássicas. Participaram do evento cerca de cem pessoas.

O nosso coral está aberto para todos que quiserem participar. Os ensaios acontecem aos sábados de manhã, na sede do Sinpro. Entre em contato e participe!

Veja um breve histórico dos Corais que participaram do Evento.

CORAL DO SINPRO –  PROF. PAULO COSIUC

O Coral do Sindicato dos Professores de Campinas e Região surgiu em 2006, quando o Sinpro tornou-se um Ponto de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Campinas. Entre as diversas atividades semanais, foram organizadas Oficinas Musicais, sob a Regência do Maestro Rafael Garbuio. Finalizado esse projeto cultural, o Sinpro resolveu apoiar a criação do Coral do Sinpro, sob a Regência de Rafael Garbuio e Coordenação do Diretor do Sinpro Professor Paulo Cosiuc.

Desde o início das atividades, o grupo vem contando com o apoio de todas as Diretorias do Sinpro e tem participado de diversos Eventos no Sinpro e também Eventos externos, com repertorio eclético e divulgando músicas de boa qualidade, com obras renascentistas, cantos indígenas, africanos, MPB, etc.

Hoje, o grupo conta com 22 cantores. Desde maio de 2017 o Coral conta com a Regência de Hipólito Ribas, que é Bacharel em Música/Regência pela Unicamp e Pós-Graduado em Regência Coral pela Universidade Adventista de São Paulo. Participou de diversas edições da Oficina de Música de Curitiba e do Painel Funarte de Regência Coral. Na USP, fez parte do projeto Comunnicantus, visando o aperfeiçoamento das técnicas de Regência Coral. Também é regente de vários Corais na região de Campinas.

 MADRIGAL CANTO LIVRE 

O Madrigal Canto Livre é um grupo vocal com 10 integrantes que se dedica à interpretação de arranjos para canto coral. Iniciou as suas atividades em março de 2015 com o propósito de executar um repertório composto de peças renascentistas, sacras, Negro Spirituals, peças populares nacionais e internacionais a capela ou com acompanhamento de piano, violão ou percussão.

Atualmente, o grupo é formado por 10 integrantes. O Madrigal Canto Livre participa de Encontros de Corais (São Francisco Xavier-ago2016), concertos em igrejas católicas (Nossa Senhora Desatadora dos Nós e Igreja Nossa Senhora das Dores), Academia Campinense de Letras, participação no I Encontro de Vozes e Percussão Corporal (Praça do Coco – Barão Geraldo), aberturas de palestras e saraus promovidos por Instituições de Ensino de Campinas.

Seu regente, Jairo Silveira, é formado em regência coral e orquestral pela Universidade Estadual de Campinas, além de regente é pianista e arte-educador. Mestre em música pela Unicamp participa de congressos na área de educação musical com publicações e apresentações. É maestro dos corais Sociedade Hípica de Campinas, Coral Clube Regatas de Campinas, Coral Harmonia e Madrigal Acalanto. Atualmente, dirige oficinas de canto coral para adultos pelo SESC Campinas. É coordenador pedagógico e professor de canto na Escola MusicAtiva.

Como compositor, realizou trilhas sonoras para teatro, cinema e dança. É autor do Cd infantil “Vamos Brincar de Inventar”.

CORAL VOZES EM PAUTA 

O Coral Vozes em Pauta foi fundado no ano de 2013 pela regente Daniela Lino com o intuito de reunir pessoas da cidade de Campinas interessadas em cantar. Atualmente é formado por 16 integrantes e os ensaios acontecem na Fundação Jurgensen, no Guanabara, instituto destinado à divulgação e disseminação da cultura em Campinas. Atualmente é regido por Carlos Fiorini, que também é seu diretor artístico.

O Coral tem se apresentado em diversos eventos da cidade de Campinas e região sempre com um repertório bem eclético. Carlos Fiorini é Doutor em Música (Regência) e Mestre em Artes (Música) pela Unicamp. Graduou-se em Regência e Composição pela mesma instituição. Atuou como regente de diversas orquestra, dentre elas a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (2005 a 2008) e a Orquestra Sinfônica nacional de Cuba (2008). Também atuou como regente de vários coros, destacando-se a Camerata Anima Antiqua, grupo dedicado à música renascentista que fundou em 1996. Desde 1998 é professor de Regência do Curso de Música da Unicamp onde também é Regente e Diretor Artístico do Coro e da Orquestra do Departamento de Música.

Do Sinpro Campinas e Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo