Sinpro Campinas e Região: Nova Convenção dos professores da educação básica vale a partir de 1º de março

O Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro Campinas) vem informar a categoria que o percentual do reajuste nos salários de março deste ano, para os professores da educação básica, deve ser conhecido até o próximo dia 11, mas a Convenção Coletiva, que entra em vigor hoje, dia 1º, garante também o reajuste em 2023 e a participação nos lucros (PLR) nesses dois anos: 15% e 18%, respectivamente.

Além disso, todos os direitos coletivos continuam mantidos: aqueles mais conhecidos, que já se incorporaram à vida dos professores, como recesso, garantia semestral de salários, férias coletivas e bolsas de estudo, e também direitos recentemente conquistados, como o pagamento por provas substitutivas e pelo trabalho com novas tecnologias.

Assim como no dissídio de 2021, as cláusulas sociais serão mantidas até fevereiro de 2025. Por sua vez, as cláusulas econômicas (reajuste, PLR, pagamento de provas substitutivas, cesta básica, complementação do auxílio previdenciário etc) estão garantidas até fevereiro de 2024.

Duas Convenções

O acordo que levou à assinatura de duas convenções coletivas também encerrou o processo de dissídio instaurado em 2021, mantendo, contudo, as conquistas obtidas na Justiça do Trabalho. A primeira Convenção retroagiu a março de 2021, com duração de um ano, assegurando reajuste de 6,29% e PLR de 11%. Foi reafirmada ainda a estabilidade até 20 de dezembro de 2021 para todos os professores e por seis meses para os docentes que negociaram a PLR nas escolas.

A nova Convenção que começa a vigorar agora, dia 1º de março, mantém as mesmas cláusulas econômicas e sociais , agora com duração estendida até 2024 e 2025. A Convenção protege e blinda todas as professoras e professores contra as instabilidades política e econômica do país, que devem se acentuar em 2022. O Sinpro Campinas seguirá na luta, ao lado de professores e professoras, para assegurar os direitos da cartegoria. Juntos somos mais fortes!

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo