Sinpro Campinas e Região: Orientações sobre trabalho à distância

Diante do cenário atual, com a paralisação devido ao Covid-19 (coronavírus) professores e professoras reorganizaram suas rotinas para incluir a produção de conteúdo para plataformas online. O Sinpro entende que a educação à distância, na Educação Básica, é uma solução temporária para minimizar os prejuízos causados pela pandemia.

Devemos alertar, no entanto, para o fato de que as escolas devem oferecer a estrutura necessária para o trabalho remoto. Os/as docentes não podem ser solicitados/as a trabalhar com ferramentas com as quais não tenham familiaridade. É imprescindível que haja o tempo necessário para o domínio de todas as potencialidades dessas ferramentas.

Também é preciso que os/as docentes fiquem atentos/as em relação à quantidade de horas trabalhadas. O tempo de aula, a produção vídeos ou as atividades pedagógicas devem estar de acordo com a carga horária do/a professor/a. Trabalhos que excedam a carga horária regular deverão ser contabilizados como horas-extra.

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou que as atividades escolares feitas em casa pelos estudantes durante o período de quarentena do coronavírus sejam contabilizadas para o cálculo do ano letivo nos colégios paulistas públicos e particulares.

Isso significa que as aulas ou outras atividades pedagógicas oferecidas à distância poderão ser consideradas como período letivo e não será necessária a sua reposição no retorno aulas.

Quanto aos direitos autorais, as instituições de ensino devem garantir a propriedade intelectual do trabalho produzido e que a imagem do/a docente será somente utilizado para as turmas em que os professores e as professoras lecionam.

Com o intuito de auxiliar a categoria, o Sinpro solicita aos docentes que enviem tutoriais sobre como usar aplicativos para produção de vídeo aulas e compartilhem experiências que estão ajudando no trabalho remoto. O Sindicato divulgará os tutoriais e as dicas enviadas em seu site e suas redes sociais.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo