Sinpro Campinas e Região: Saúde do Professor em (boa!) série de vídeos, confira

Foram entrevistados profissionais da saúde como fonoaudiólogos, fisioterapeuta, médicos e psicólogos para tratar sobre temas relacionados ao cotidiano da docência
Desde setembro, o Sindicato dos Professores de Campinas vem promovendo uma série de vídeos sobre a saúde do professor, com dicas para prevenção de traumas físicos ou psicológicos decorrentes do exercício da profissão docente, como lesões nas cordas vocais e articulações, até transtornos psicológicos motivados pelo estresse. Confira os vídeos:

1 – Cuidados com a voz

A voz é um importante instrumento de trabalho dos professores. Por isso é preciso saber preservá-la. Neste episódio, a fonoáudiologa, Thaís Sanches Tominaga, dá dicas de como mante a sua saúde vocal.

2 – Transtornos mentais relacionados ao trabalho

Depressão, burnout e ansiedade são alguns dos transtornos que podem acometer os professores ao longo da carreira docente. Eles são causados, muitas vezes, pelo esgotamento mental devido ao desgaste do trabalho. Nesta edição do Sinpro Saúde, a psicóloga clínica e mestre em psicólogia social do trabalho, Mariana Pereira da Silva, fala sobre esses transtornos, o contexto em que vivemos e onde buscar ajuda profissional.

3 – Outubro Rosa

Nessa edição do Sinpro Saúde, o mastologista, Dr. José Carlos Campos Torres, alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O médico também tira as principais dúvidas sobre a doença.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde.

5 – Sedentarismo

O educador físico, Ronaldo Dias, dá dicas de como sair do sedentarismo e incluir atividade física na rotina dos professores. Nesse vídeo, Ronaldo ainda explica sobre os benefícios que exercícios podem trazer para melhorar a qualidade de vida e de trabalho da categoria.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo