Sinpro Campinas e Região: Sindicato irá ao Ministério Público para denunciar irregularidades em escolas ligadas ao Grupo Vitamina

Após reunião na noite de quarta-feira (10) com professoras das escolas de educação infantil Pica-Pau e Girassol, o Sinpro Campinas e Região decidiu notificar as instituições de ensino e denunciá-las ao Ministério Público por uma série de irregularidades.

Segundo apurou o Sindicato, as escolas, ligadas ao grupo chileno Vitamina, que desde 2020 tem sido alvo de reiteradas denúncias por descumprimento de leis trabalhistas, não faz o depósito do FGTS de suas funcionárias desde agosto de 2022, além de atrasar o pagamento de salários, parcelar indevidamente o valor do vale-alimentação e do vale-transporte e cancelar, sem aviso prévio, os planos de saúde e odontológico.

“Estamos diante de uma série de desrespeitos que não podem ser tolerados pela categoria e serão devidamente notificados. O cancelamento dos planos, em especial, causa espanto e indignação, por colocar em risco a saúde das professoras”, disse Conceição Fornasari, presidente do Sinpro.

Segundo ela, após notificação do Sindicato, encaminhada para a direção das escolas, os salários foram depositados, ainda que com atraso. O próximo passo, segundo Fornasari, será o encaminhamento de uma notificação cobrando a interrupção de todas as irregularidades (depósito imediato do FGTS, fim dos atrasos no pagamento dos salários e retorno dos planos de saúde e odontológico). “Além disso, vamos formalizar uma denúncia junto ao MP, que sempre leva muito a sério questões que envolvem a dignidade dos trabalhadores”, afirmou a dirigente sindical.

Caso não haja uma resposta positiva das instituições de ensino, não está descartada a deflagração de greve.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo