Sinpro Campinas e Região: “Vale a pena, com poesia” é tema do segundo Sarau do Professor

A segunda edição do Sarau do Professor será em forma de roda de conversa com educadores e artistas sobre o tema “Vale a pena, com poesia”. A discussão será entremeada com leitura de poemas autorais e não autorais e vídeos de músicas. Participarão do evento a secretária geral do Sinpro, Conceição Fornasari, como moderadora, as educadoras e poetas Tânia Pellegrini, Margarida Montejano, Kaká poeta e Rafael Carvalho, do tradicional Sarau da Dalva. As falas e leituras dos poemas serão intercaladas pela apresentação da cantora Maíra Lemos.
O Sarau acontece no dia 18 de setembro, às 18h, na página do Facebook e no Canal do Youtube do Sinpro Campinas e região.
“Tudo vale a pena se a alma não é pequena “ (Fernando Pessoa )

O tempo presente clama por outras formas de expressões. A literatura e a poesia é uma delas. Pensando que a arte é uma das possibilidades de transformação do real, como vencer o desalento do tempo presente?” Nesta perspectiva convidamos quatro educadores poetas, para compartilhar suas reflexões, suas leituras e seus poemas no Sarau “Vale a pena, com poesia”. Cabe lembrar o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, no qual a personagem de Robin Williams comenta que “não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance e amor… é para isso que vivemos” e sobre a necessidade de vivermos em um mundo em que existe arte.

Apresentação dos participantes

Moderadora: Profa. Conceição Fornasari – Secretária-geral do Sinpro Campinas e Região e secretária de assuntos culturais e educacionais da Federação dos Professores do Estado de São Paulo . “Música e poesia iluminam nosso caminho”

Tânia Pellegrini é Professora Emérita da UFSCar, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Professora do Curso de Letras e da Pós-graduação em Estudos Literários da UFSCar. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Margarida Montejano da Silva-Pedagoga, mestre pela PUC-Campinas e doutora em Educação pela Unicamp. Supervisora educacional da rede municipal de Campinas; pesquisadora do Loed/FE-Unicamp e produtora do Canal Literário “N’outras Palavras”, no YouTube.

Karina Vicentim – “Me foi dado o nome Karina, mas me descobri Kaká Poeta. Campineira, com sotaque carioca. Graduada em Letras pela Puc Campinas, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora de inglês por vocação, poeta por inspiração e platônica de profissão. Amo o pôr do sol, a Lua e as estrelas. “Me derreto com as palavras, todas elas. Fiz do amor minha religião. Escrevo para transbordar e me manter viva.”

Rafa Carvalho é poeta. Autodeclarado “neoqualquercoisista”. Espera o segundo filho, veio das periferias, tem 34 anos de vida e 16 de carreira, atuando como educador e às artes integradas. É o idealizador do Sarau da Dalva, tem dois livros publicados e trabalhos realizados em mais de 20 países, entre América, Ásia, África e Europa.

Maíra Lemos – A menina Maíra tinha sete anos de idade quando se apresentou como cantora em programas de TV. Gravou seu primeiro disco aos dez anos; aos 17, o segundo álbum. Empreendedora nata, aos 21 anos fundou seu próprio selo, o “Cerrado”. Atualmente concentra suas atividades por toda a região Centro-Oeste. Maíra cada vez mais se perpetua como aquilo que verdadeiramente é: uma grande intérprete.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo