Sinpro Campinas: professores do Isca de Limeira permanecerão em greve até receber o pagamento prometido

Os professores do Isca Faculdades, de Limeira, decidiram nesta quarta-feira, dia 15, que somente suspenderão a greve iniciada ontem, quando o salário de dezembro for pago. A proposta da mantenedora do Isca é pagar até amanhã, sexta-feira, dia 17, os salários de dezembro e o saldo do 13º salário. Caso o pagamento não ocorra a previsão é de que a greve continue no dia 23, quinta-feira da próxima semana, quando os professores se reúnem em nova assembleia.

No primeiro dia de paralisação os professores, com apoio do Sinpro Campinas, procuraram esclarecer os alunos e a comunidade acadêmica como um todo, sobre os motivos da decretação da greve. Sem receber salários desde dezembro, os docentes esgotaram todas as formas de negociação amigável e utilizaram o recurso extremo da paralisação, como forma de forçar a Alie, mantenedora do Isca, a cumprir os acordos até agora firmados, mas desrespeitados.

Histórico da crise

A crise da Instituição já se arrasta desde junho do ano passado, quando deixou de pagar o abono de férias, seguindo depois com atrasos constantes e parcelamento dos salários dos docentes.

Em dezembro passado, deixou de pagar o 13º dos professores e depois os salários de dezembro e de janeiro, tornando a situação financeira dos docentes insustentável, dado que muitos dos que lá lecionam têm regime de dedicação exclusiva.

Depois de ser denunciada pelo descaso com que vem tratando os professores, a Mantenedora do Isca foi chamada a uma audiência no Ministério Público do Trabalho em outubro passado, onde assinou um Termo de Ajustamento de Conduta -TAC – em que se comprometeu a zerar todas as irregularidades até 31 de dezembro, o que incluía o pagamento em dia dos salários, do 13º, da diferença do reajuste salarial, do abono de férias e a regularização dos depósitos do FGTS. A Alie descumpriu o acordo e ainda deixou de pagar dois meses de salário.

Com a ameaça de greve por parte dos professores a Instituição se comprometeu a pagar, a partir desta semana, parte dos salários devidos aos professores. “Esperamos que a Mantenedora cumpra o seu papel e que possamos voltar ao trabalho o mais breve possível”, diz o diretor do Sinpro e da Subsede de Limeira, professor Antonio Luiz de Carvalho e Silva.

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo