Sinpro/Caxias: Inflação, custo de vida e atual política econômica são temas de debate

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sinpro/RS no YouTube. Os painelistas são André Moreira Cunha, professor Titular da Ufrgs e Patricia Lino Costa, mestre em economia, economista sênior e supervisora de preços no Dieese

Divulgação

Segundo dados divulgados em março  pelo IBGE, a inflação alcançou a maior taxa para o mês de fevereiro desde 2016. A carestia é sentida pelos trabalhadores, principalmente, na compra de itens essenciais, como alimentação. A inflação e o custo de vida continuam sendo puxados para cima por conta do preço do gás de cozinha e dos combustíveis, entre outros.

Com o país mergulhado na pandemia de covid-19, o desemprego avança de um lado e os empregados formais passam a enfrentar defasagem salarial de outro. Tudo isso, no contexto de uma política econômica preexistente, que privilegia o mercado financeiro e as grandes empresas, e que não tem apresentado respostas, nem mesmo soluções compatíveis para enfrentamento antigos problemas, que foram agravados pela pandemia, trazendo graves consequências.

É neste contexto que, na próxima quinta-feira, 8 de abril, às 18h30min, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), com o apoio do SInpro/Caxias e Sinpro/Noroeste, promoverá o painel on-line Inflação e custo de vida na atual política econômica. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sinpro/RS no YouTube.

Os convidados desta edição são: André Moreira Cunha, professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); e Patricia Lino Costa, mestre em economia, economista sênior e supervisora de preços no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O evento será acessível para pessoas com deficiência auditiva e contará com as intérpretes de libras de Angela Russo e Patrícia Ughi, da Para Todos Acessibilidade.

Sobre os convidados:

Patricia Lino Costa – Possui graduação em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP (1991) e mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é economista sênior e supervisora da área de preços do Dieese.

André Moreira Cunha – Possui graduação em Ciências Econômicas pela Ufrgs (1992), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Ciências Econômicas pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (2012). Além de professor titular na Ufrgs é Pesquisador do CNPq (desde 2005) e Coordenador Adjunto da Área de Economia na CAPES (desde 2015). Professor visitante na Universidade de Leiden (Holanda, 2006) e Pesquisador Associado do Centro de Estudios Brasileños del Instittuto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (Espanha, 2004-2013). Foi professor da Unisinos (1995-2003) e Assessor da Diretoria do BRDE (1999-2003). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Balanço de Pagamentos; Finanças Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, desenvolvimento econômico, crises financeiras, integração econômica e economias asiáticas.

Do Sinpro/Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo