Sinpro/Caxias: Sindicato dos Professores recebe Prêmio Caxias

Proposta é do vereador Lucas Caregnato/PT e celebra os 36 anos da entidade

O Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Sinpro) recebeu o Prêmio Caxias em homenagem aos seus 36 anos de serviço. A proposta foi feita pelo vereador Lucas Caregnato/PT e entregue na noite de 26/10. Conforme o vereador, o Sindicato dos Professores de Caxias do Sul, que está prestes a completar 36 anos em 2022, foi criado através da mobilização de professores em prol de suas lutas e pela necessidade de estarem representados. “O que não faltaram foram lutas durante a trajetória do Sinpro! Assim foram conquistados direitos importantes como reajustes salariais e pisos salariais. O sindicato sempre esteve em sintonia com as lutas de seu tempo, com a defesa da educação e da democracia”, reforçou.

Durante o evento, o Sinpro foi representado pelo coordenador da secretaria de trabalho, José Carlos Monteiro e a coordenadora da secretaria de comunicação, Liliane Maria Viero Costa. Monteiro fez um resgate histórico do sindicato na sociedade e lembrou que sindicato chegou a ter mais de mil sócios. Liliane lembrou das dificuldades que a categoria e o sindicato enfrentam. “Nós professoras e professores atuamos fundamentalmente no desenvolvimento humano, na construção do conhecimento. Temos acompanhado ações duras, tristes, injustas em relação à educação e aos professores nesses últimos anos”, lamentou.

A homenagem desta noite foi presidida pela vereadora Marisol Santos, secretariada pelo vereador Renato Oliveira e contou ainda com a presença da vice-prefeita, Paula Ioris e outros representantes da categoria.

Saiba mais:

O Sinpro foi fundado em 10 de dezembro de 1986, após oito anos de mobilização, e durante 50 anos, o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) foi a única representação da categoria no estado. Em 1979, inspirados pela mobilização dos colegas da rede estadual que fizeram sua primeira greve naquele ano, o grupo criou a Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (Aducs), com o objetivo de vir a constituir um sindicato.

Em abril de 1983, após inúmeros movimentos sindicais, o processo solicitando a criação do sindicato foi enviado para Brasília, mas retornou indeferido em novembro de 1984. Em 29 de junho de 1985, criaram a Associação Profissional dos Professores de Caxias do Sul, em assembleia geral na sede dos Sindicatos Reunidos. Foram aprovados os estatutos e eleita a diretoria e o conselho fiscal. Em 14 de novembro do mesmo ano, um novo processo para constituição do Sinpro/Caxias foi encaminhado.

Dentre as lutas do Sindicato destaca-se a defesa do patrimônio de direitos da categoria e ampliação de direitos. Anualmente são realizadas negociações coletivas com os sindicatos patronais que representam as instituições de ensino e acordos específicos em instituições. Atualmente, o Sinpro Caxias representa mais de 2.300 professores e conta com mais de 600 associados.

Câmara Municipal de Caxias do Sul, do Sinpro/Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo