Sinpro/Caxias: Sindicato participa de encontro com ministro do Trabalho e Emprego

Ministro encontrou-se com lideranças sindicais
O ministro Luiz Marinho esteve em Caxias do Sul na segunda-feira, 20 de março. Reprodução Sinpro Caxias

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, veio ao Rio Grande do Sul para debater formas de combate ao trabalho análogo à escravidão. Durante a manhã participou de reuniões em Bento Gonçalves, município que teve exposição nacional relacionada aos casos de trabalho degradante. À tarde, o ministro se encontrou com lideranças sindicais, em Caxias do Sul, no Sindicato dos Metalúrgicos.

Representantes do Sinpro/Caxias também participaram e acompanharam a entrega ao ministro de de manifesto definido no Seminário “Trabalho decente, sim! Trabalho escravo, não!”, realizado em 14 de março, em Caxias do Sul, pelas Centrais Sindicais do RS.

Em sua fala, Luiz Marinho relatou os esforços para reconstruir a estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego e melhorar a fiscalização de situações de trabalho precário e análogos à escravidão.

“Estamos no RS não para macular a imagem de nenhuma empresa ou setor, mas é preciso que os empresários assumam juntos esta responsabilidade. Cada notícia de trabalho escravo no Brasil mancha a imagem do país lá fora”, explicou.

Marinho defendeu uma reforma tributária que tribute os bilionários brasileiros e deixe de penalizar os pobres. E classificou a reforma trabalhista implementada nos governos Temer e Bolsonaro como retrocesso.

“Temos a obrigação de reorganizar e conduzir novas relações de trabalho e quanto mais fortes e mais representativos os sindicatos forem, mais equilibrada será a relação entre trabalhadores e empregadores. Precisamos resgatar a civilidade nas relações trabalhista. Não cabe mais no país uma relação de autoritarismo e de exploração”, concluiu.

Do Sinpro/Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo