Sinpro/Caxias: Solidariedade salva vidas

Um pequeno gesto pode ajudar muito outra pessoa

FRIO intenso está previsto para esta semana em Caxias do Sul, com possibilidade de geada e neve. Para alguns é uma alegria, férias, calor de casa, belezas naturais. Para muitos outros, é terrível!

A desigualdade social não pode ser resolvida com caridade, são necessárias políticas públicas e uma inversão nos valores que colocam o lucro acima da vida. Porém, podemos ajudar a amenizar o sofrimento imediato de muitas pessoas. Se cada um fizer um pequeno gesto de doação, será mais fácil superar os períodos difíceis.

Saiba como ajudar:

HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA

O projeto Hospedagem Solidária acolhe homens em situação de rua e este ano está sendo realizado pela Paróquia de Lourdes. O projeto vinha atendendo 35 pessoas, mas o dobro é esperado para os próximos dias.

O que doar? Roupas e calçados masculinos, meias, cobertores, produtos de higiene, alimentos não-perecíveis.

Onde doar? Secretaria da paróquia de Lourdes — ao lado da igreja (Rua Angelina Michielon, 936), das 8h15 às 11h50 e das 13h15 às 17h50. Fone: (54) 3222-1636

FUNDAÇÃO CAXIAS

Conforme informações da Fundação de Assistência Social (FAS), a Fundação Caxias armazena e faz a triagem de artigos que são doados a 230 entidades cadastradas, responsáveis por destinar esses materiais às pessoas em risco e vulnerabilidade social.

O que doar? Neste momento as necessidades mais urgentes são agasalhos, cobertores, colchonetes e colchões.

Onde doar? Rua Sarmento Leite, 2189, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Fone: (54) 3223.0528

DOAÇÃO DE SANGUE

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), responsável pelo abastecimento de sangue para 49 municípios, tem um grande desafio para manter os estoques durante a pandemia. O Hemocs precisa de sangue de todos os tipos, sendo que os índices mais críticos são O+ e O-.

Quem recebeu a vacina contra a covid-19 também pode doar, basta observar o tempo de espera recomendado. Quem tomou vacina da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen deve esperar sete dias para realizar doação, enquanto quem recebeu a Coronavac deve esperar 48 horas após a injeção. Também é necessário o intervalo de 48 horas após tomar a vacina da gripe.

Doar é fácil e seguro. O Hemocs está adaptado para receber os voluntários com total segurança. Para evitar um grande fluxo de pessoas, atualmente as doações são agendadas pelo WhatsApp (54) 98418-8487. O hemocentro fica localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e atende nos seguintes dias e horários: segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio-dia e, aos sábados, das 8h até às 12h.

Podem doar pessoas de 18 a 69 anos, com mais de 50 kg. No dia da coleta é necessário ter dormido bem e não estar em jejum, porém, deve-se ficar longe de alimentos gordurosos. É preciso levar um documento com foto no dia.

FORÇA TAREFA

A Prefeitura de Caxias do Sul mobilizou um grupo de entidades para formar uma força-tarefa que minimize os efeitos sobre a população mais vulnerável, em especial as pessoas em situação de rua, da nova onda de frio. Além dos números já tradicionais para emergência, como 192, 193 e 153, também há a possibilidade de encaminhamentos para a abordagem social da FAS, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h pelo número 9 8403.8864, e pelo plantão FAS, com atendimento à noite, feriados e finais de semana pelo número 9 8404.9921.

Do Sinpro/Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo