Sinpro Guarulhos: Chão de Escola #01

Informativo das professoras e professores nas instituições privadas de Guarulhos

Professora, professor,

Muitas escolas retomaram atividades pedagógicas nesta semana e é preciso lembrar que para professores e professoras de Guarulhos os direitos que valem são aqueles previstos na sentença normativa do dissídio coletivo.
Nesse momento as escolas apresentam suas demandas e exigências que professores e professoras deverão executar e cumprir ao longo do ano. Informam prazos, calendários, o que deve ser observado e o que deve ser cumprido.

Mas além das obrigações previstas em contrato de trabalho, temos também nossos direitos que devem igualmente ser observados pelas escolas. Destacamos alguns:

1️⃣ Janelas: conforme o TRT determinou na sentença, elas devem ser pagas! Por isso, não assine acordo para não pagamento de janelas.
2️⃣ Trabalho tecnológico: toda atividade agregada ao trabalho docente com uso de tecnologias da comunicação (plataformas e aplicativos, por exemplo) realizada fora do horário habitual deve ser remunerado e não pode ser inferior ao valor da hora-aula.
3️⃣ Provas substitutivas e orientação de trabalhos: também devem ser remuneradas pelo valor da hora-aula, de acordo com a quantidade de horas utilizadas na elaboração. Já o pagamento por orientação de trabalhos acadêmicos deve ser calculado pelo valor da hora-aula ou incorporado à jornada do professor.
4️⃣ Entrada do dirigente sindical: O TRT também decidiu que o dirigente sindical deve ter acesso à sala dos professores nos horários de intervalo.

Além disso, o Sinpro Guarulhos ainda está recebendo denúncias de escolas que não aplicaram o reajuste e o pagamento retroativo devido em 2021, assim como de escolas que não formaram comissões para decidir sobre a PLR. Depois de ampla divulgação por parte do Sinpro Guarulhos, algumas escolas continuam apostando em informações distorcidas, alegando que ainda aguardam decisão sobre o dissídio. Como é sabido, a sentença está disponível e desde o dia 27 de setembro de 2021, quando foi publicado o acórdão, deve ser cumprida. Os casos de descumprimento estão sendo encaminhados ao jurídico para as medidas cabíveis.
Fiquem atentos aos seus direitos e denunciem as irregularidades ao Sinpro Guarulhos.
No próximo informativo traremos notícias das campanhas salariais deste ano.

Bom ano de lutas a todas e todos!
Sindicato é pra lutar!

Para ouvir o Informativo do SINPRO Guarulhos, acesse o link do arquivo em áudio:
https://www.mediafire.com/…/981bsfvwa…/%252301.mpeg/file

Do Sinpro-Guarulhos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo