Sinpro Guarulhos: Professores e professoras da FIG-Unimesp em greve

Notas de esclarecimento à comunidade escolar

Os recorrentes atrasos nos pagamentos dos salários dos professores da FIG-Unimesp gerou uma situação insustentável para os docentes que decidiram paralisar suas atividades a partir do dia 21/05/2021.

Desde 2020, professores e professoras da FIG não podem mais contar com seus salários no final do mês como determina a legislação trabalhista e, consequentemente, não podem honrar seus compromissos financeiros. Desde lá, os atrasos têm persistido, chegando a acumular três meses sem pagamento. Isso precisa acabar!

Professores e professoras mantiveram suas atividades e seus compromissos com os estudantes e com a instituição apesar da falta de salários com a perspectiva de que tal problema fosse resolvido, como assegurava a mantenedora. Foram inúmeras promessas de pagamento que não se confirmaram nas datas previstas.

Com isso a FIG instituiu o pagamento trimestral, fato incompatível com o contrato de trabalho e com o compromisso que afirma ter com a educação guarulhense. Professores e professoras vivem o constrangimento de cobrar o pagamento dos salários mês a mês. O nome disso é desrespeito. Desrespeito com docentes, com estudantes e com a educação.

O Sinpro Guarulhos notificou a instituição no sentido de que fosse apresentada uma saída dialogada para o problema. No entanto, apenas hoje recebemos uma contra-notificação alegando os mesmos problemas de sempre.

Depois de enfrentarem mais de três meses de atraso nos pagamentos no último período, os professores e professoras da instituição encontram-se, neste momento, mais uma vez com os salários de abril atrasados, quando já nos aproximamos do final de maio.

Esclarecemos à comunidade acadêmica da FIG que professores e professoras reiteram seu histórico compromisso com a formação dos estudantes e convidam a todos e todas para se somarem ao debate em torno dos rumos da FIG e o imprescindível restabelecimento das normas previstas na legislação trabalhista.

Sindicato é pra lutar!

Do Sinpro Guarulhos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo