Sinpro-JF: Com grande adesão à paralisação, Rede Municipal realiza assembleia

O Magistério Municipal atendeu à convocação feita pelo Sinpro-JF e realizou assembleia na tarde de quarta-feira (8/3), com a adesão de 89% da categoria à paralisação. A suspensão das atividades foi motivada por um série de desmandos da secretária de Educação que provocaram indignação nos educadores. Na assembleia, o sindicato leu as atas das duas últimas reuniões com a PJF. Os educadores alcançaram conquistas importantes. A categoria seguirá pressionando em defesa de suas reivindicações. O Magistério definiu a data da próxima assembleia, marcada para 30 de março, autorizando o sindicato a convocar paralisação caso seja necessário.

Acompanhe o relato dos principais pontos discutidos:

Secretários escolares

A categoria celebrou duas vitórias marcantes para os secretários escolares. Ambas são resultados da luta persistente e organizada. A primeira conquista é a retomada do pagamento do adicional de reunião pedagógica. Dessa forma, o Executivo corrige a ação imoral da Administração anterior que suspendeu o direito. A segunda vitória foi a nomeação de 26 secretários aprovados no concurso público, realizado no ano passado, após anos sem certame. A Secretaria de Recursos Humanos (SRH) informou ao sindicato que iniciará em breve o processo seletivo simplificado para a contratação temporária, uma vez que as efetivações ainda não suprem a demanda.

Questionada pelo sindicato, a SRH afirmou que verificará a data do pagamento da rescisão dos secretários que estão atuando nas escolas e informará à entidade.

O sindicato reforçou que seguirá em luta pela realização de seleção competitiva interna e pela redução da carga horária dos secretários.

Professores colaborativos

O Sinpro-JF foi incisivo ao questionar a secretária de Educação sobre o discurso feito na Câmara Municipal, no dia 14 de fevereiro. A titular da pasta informou que foram feitas, até o momento, 776 contratações. A secretária afirmou que não houve diminuição de profissionais. Segundo a SE, ocorreu um aumento no número de professores colaborativos, assim como uma ampliação de laudos para 2023. O sindicato solicitou os dados.

A gerente do Departamento de Inclusão e Atenção aos Educandos também afirmou que as questões que forem a ser verificadas durante as visitas pedagógicas da SE às escolas serão resolvidas em diálogo com as direções escolares. No entanto, as demandas que chegam ao sindicato sinalizam a existência de muitos problemas. Portanto, conforme deliberado pela assembleia, o sindicato vai monitorar a situação. O Sinpro-JF solicita que diretores, coordenadores e professores entrem em contato com a entidade caso enfrentem qualquer dificuldade.

Extensão de carga horária

O uso abusivo da extensão de carga horária, denunciado exaustivamente pelo sindicato, precariza ainda mais o trabalho dos educadores com vínculo temporário. Prejudica, principalmente, os professores colaborativos. O sindicato cobrou da Administração uma solução, tendo em vista que a legislação permite o pagamento de extensão de carga horária apenas por dois meses, prorrogáveis por mais dois. Ficou acordado que esse tema retornará à mesa de negociação.

Adequação da Resolução 201

As três reivindicações de adequação da Resolução 201, que resguardam a composição da jornada de coordenadores pedagógicos e direções escolares e garantem a supressão do termo “reuniões pedagógicas” da definição de atividades extraclasse, foram acatadas pela PJF na última semana, embora o compromisso tenha sido efetuar as modificações antes do ano letivo. As demais avaliações sobre a Resolução 201 serão realizadas durante o ano pelo sindicato, conforme a aplicação das alterações.

Pauta econômica

A SRH reiterou o compromisso da prefeitura com o pagamento do reajuste de 15%, definido pela Lei do Piso Nacional, assim como o acerto do valor retroativo referente à aplicação do índice no ano passado. A pasta solicitou o prazo de 20 dias para a formalização de uma proposta para o Magistério. O sindicato alertou a categoria que é preciso manter a mobilização até a concretização dessa conquista!

Do Sinpro-JF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo