Sinpro-JF: Nota pública sobre o concurso do magistério municipal

O Sindicato dos Professores de Juiz de Fora, vem, há mais de dez anos, reivindicando a realização de concurso público para o Magistério Municipal. Desse período, passamos oito anos em luta com a Administração Bruno Siqueira/Almas para que essa demanda fosse atendida, em vão. No último mês da referida gestão, foi realizada licitação com previsão orçamentária reduzida para a realização do concurso.

O pleito continuou sendo feito na Administração atual, compromisso de campanha firmado publicamente. Pressões foram feitas até que esse propósito fosse materializado com a publicação de edital.

No entendimento do Sindicato, o modelo de concurso deve SER INCLUSIVO, GARANTINDO QUE TODOS OS APROVADOS DE CADA ETAPA TENHAM DIREITO A PROSSEGUIR NO CERTAME. Esse foi o modelo adotado até então. Segundo a atual Administração, A QUEM CABE ORGANIZAR O CONCURSO, o modelo adotado deveu-se à licitação já feita pelo Governo anterior e à restrição orçamentária definida para sua realização.

Após a realização de duas etapas, são levantadas dúvidas sobre os critérios a serem utilizados para definir os candidatos aptos a prosseguir para a prova-aula, gerando incertezas e questionamentos.

Não cabe a esta entidade opinar na defesa “desta ou daquela interpretação”, nem apontar o “mais justo” a ser seguido. Para isso, foi publicado edital, instrumento que tem como função estabelecer as regras do processo seletivo. Entendemos que a atribuição de dirimir essas dúvidas e esclarecer seu entendimento é da COORDENAÇÃO DO CONCURSO, ação que foi adotada no dia 27, através de publicação da Prefeitura de Juiz de Fora.

O papel deste Sindicato, que sempre entendeu como bandeira a realização de concurso público, foi desempenhado com louvor, juntamente com nossa categoria, sempre combativa: lutar, incansavelmente, para que esse certame volte a ser realidade no nosso cotidiano!

Sindicato dos Professores de Juiz de Fora

Do Sinpro-JF