Sinpro Minas: Distribuição de bolsas em 2022 será feita presencialmente

A distribuição de bolsas de estudos em 2022 será feita presencialmente e por todas as regionais do sindicato. Serão distribuídas bolsas de ensino básico, superior, pré-vestibular, idiomas, cláusula 21, cursos preparatórios e livres para escolas em todas as cidades do estado (com exceção de Juiz de Fora).

Primeira parte

O processo será feito em duas etapas. A primeira delas tem o objetivo de regularizar possíveis pendências financeiras e é destinada aos professores que se encontram em uma das situações abaixo:

  1. a) contratados por uma nova escola (clique aquie confira os documentos que serão necessários);
  2. b) demitidos (clique aqui);
  3. c) se as escolas não estiverem descontando no contracheque a contribuição mensal do Sinpro Minas (clique aqui);
  4. d) estiverem de licença INSS ou licença sem remuneração (clique aqui).

Os professores que vão pedir bolsas para escolas localizadas em Belo Horizonte e região e que estiverem em uma das situações acima deverão enviar e-mail para o setor de Taxas (taxas@sinprominas.org.br), com os respectivos documentos solicitados, que podem ser acessados no “clique aqui” de cada situação.

Já os docentes que vão pedir bolsas para escolas nas demais cidades do estado e que se encontram em uma das situações acima deverão enviar os documentos para o e-mail da regional do sindicato que abrange o município onde a instituição de ensino está localizada (clique aqui e confira os e-mails das regionais).

Os documentos devem ser enviados entre 13 de dezembro e 28 de janeiro. Essa primeira etapa é destinada exclusivamente para resolver possíveis pendências financeiras, com o objetivo de agilizar o atendimento presencial e evitar aglomeração. Não serão aceitos pedidos de bolsas nesta etapa.

O sindicato vai responder, por e-mail, com as informações de como proceder para regularizar a pendência, caso ela exista.

Segunda parte: distribuição presencial

A segunda etapa consiste em comparecer ao sindicato, de acordo com a data e o horário previstos no calendário de distribuição, para fazer o pedido da bolsa.

Clique aqui e confira o calendário de Belo Horizonte e demais regionais do sindicato (com exceção das regionais de Uberaba e Uberlândia).

Clique aqui e confira o calendário das regionais de Uberaba e Uberlândia (cidades abrangidas pela CCT Triângulo Mineiro). Excepcionalmente, em razão da CCT 2021/23, por imposição dos donos das escolas na região, não seguiremos o calendário único do estado de Minas Gerais.

A distribuição dos benefícios seguirá os mesmos critérios usados nas ocasiões anteriores – número crescente de matrícula no Sinpro Minas e ordem das chamadas (1ª, 2ª e 3ª chamadas).

Clique aqui e saiba mais sobre os critérios de distribuição de bolsas.

Importante:

No dia da distribuição, todos os professores deverão levar ao sindicato os seguintes documentos:

– Carteira profissional atualizada (foto, qualificação civil e todos os contratos de trabalho até a última página em branco);

– Cópia dos 3 últimos contracheques (referentes ao/aos contrato/os de trabalho vigente/es);

– Cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno/bolsista;

– Cópia da certidão de casamento (caso o cônjuge seja o beneficiário da gratuidade);

– Comprovante de matrícula ou mensalidade do aluno/bolsista.


Para as cidades fora da RMBH e onde não há sede do Sinpro Minas

Os professores que residem em cidade fora da região metropolitana onde não há sede do Sinpro Minas poderão solicitar o benefício por e-mail (clique aqui e confira os documentos).

Somente para esses casos, o pedido precisa ser feito entre os dias 5 e 24 de janeiro. Para solicitar bolsas em escolas de Belo Horizonte e região metropolitana, Ponte Nova, Cataguases e Paracatu, os documentos deverão ser enviados para o e-mail bolsas@sinprominas.org.br.

Para solicitar bolsas em escolas nas demais cidades do estado, os documentos deverão ser enviados para o e-mail da regional do sindicato que abrange a cidade onde a instituição de ensino está localizada (clique aqui e confira os e-mails das regionais).

Regras sanitárias

No sindicato, somente poderá permanecer o professor ou o responsável que irá solicitar a bolsa, sem a presença de nenhum acompanhante.

Também será exigido o uso obrigatório de máscara no ambiente, conforme prevê as regras em vigor de segurança sanitária. As medidas visam garantir a segurança de todos, diante da pandemia de Covid-19.

Do Sinpro-Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo