Sinpro Minas: Nota de repúdio ao Colégio Objetivo de Pouso Alegre

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais vem repudiar a atitude do Colégio Objetivo (Instituto de Educação e Ensino de Pouso Alegre), que convoca os professores para transmitir aulas a partir do ambiente físico escolar durante a adoção do protocolo referente à onda roxa determinado para todo o Estado e reiterado pela Prefeitura Municipal por meio do decreto nº 5.277 de 17 de março de 2021.

O Colégio, interpelado por este sindicato, responde argumentando que as atividades internas comerciais e transmissão de eventos sem público presente são possíveis e afirma ainda que a transmissão de aulas a partir do ambiente doméstico trouxe “prejuízo educacional”.

A atitude da escola ao dar este exemplo à sociedade neste momento de crise da saúde em que os indicadores de todo o Estado relativos à contaminação e ocupação de leitos hospitalares são alarmantes – e não é diferente o cenário no município de Pouso Alegre – é uma atitude de total desrespeito.

Ao impor o trabalho presencial aos docentes no momento mais crítico da pandemia, o Colégio assume o risco da contaminação como Acidente de Trabalho e a responsabilidade legal sobre as vidas de seus trabalhadores.

O Sinpro reitera que a Educação não é mercadoria e não pode ser tratada como tal, não é um produto a ser vendido com a embalagem da empresa escola. Nossa defesa sempre foi pela educação presencial, porém, entendendo os riscos à vida que a pandemia trouxe, todas as atividades desenvolvidas pelos docentes durante o ano de 2020 a partir de seus lares, superando todos os desafios impostos para oferecer um excelente trabalho às famílias, não podem neste momento ser desrespeitadas como “prejuízo educacional”.

Afirmamos aos docentes que realizamos denúncias junto aos órgãos e instâncias apropriadas, bem como estamos encaminhando as ações jurídicas cabíveis.

Colocamos o sindicato mais uma vez à disposição da categoria! Procure o sindicato diante de dúvidas ou problemas junto à escola.

Em defesa da vida!

Do Sinpro Minas