Sinpro NNF: Sindicato reinvidica esclarecimentos à UniRedentro/AFYA de Itaperuna sobre demissões de professores

O Sinpro enviou ofício à UniRedentor/AFYA, dia 18/12, em que reivindica esclarecimentos sobre as demissões que estão acontecendo na instituição. Na carta ao centro universitário, o sindicato registra o fato da responsabilidade social e trabalhista daquele grupo educacional com os empregos dos professores e demais funcionários, principalmente tendo em vista que vivemos uma pandemia da covid 19, uma crise sanitária sem precedentes no mundo. Sendo assim, o sindicato protesta contra a demissão de professores em meio a essa situação; pessoas que dependem do emprego para a sua sobrevivência e sobrevivência de suas famílias.

No ofício, o Sinpro também pediu esclarecimentos à UniRedentor sobre redução de carga horária e, se tiverem de fato ocorrido, se foram feitos os procedimentos de homologação parcial. No início do semestre passado a UniRedentor demitiu 31 professores e reduziu carga horária de outros 52. Naquele momento, quando questionada pelo Sinpro, a instituição informou que “as demissões se tratam da rotina da Instituição de Ensino, quanto à organização ou reorganização do quadro de docentes”.

A nosso ver, as reduções da carga horária ocorreram para a introdução e ampliação do ensino remoto, colocando vários alunos para um único professor, precarizando o ensino e a mão de obra.

Nosso temor é que mais demissões ocorram em fevereiro, no início do ano letivo de 2021. O sindicato entende que é preciso tentar evitar isso a todo custo e, se necessário, tomará as medidas cabíveis, solicitando a intermediação do Ministério Público do Trabalho.

Em busca do diálogo e negociação, o Sinpro aguarda posicionamento da Redentor/Afya.

Leia o ofício do Sinpro:

Sinpro Norte e Noroeste Fluminense

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo