Sinpro-Noroeste completa 35 anos de história

No dia 25 de agosto o Sinpro-Noroeste completou 35 anos de fundação, com uma rica história de lutas na representação dos trabalhadores da educação privada de Ijuí.

Fundado em 1984, ano de intensa ebulição política e social no Brasil, o sindicato acompanhou as intensas transformações e os diferentes contextos vividos pelo País, sempre com uma atuação amplificada: a defesa da democracia e dos direitos de todos os trabalhadores também têm sido a tônica do sindicalismo exercido pelo Sinpro.

Em mais de três décadas, apesar de alguns reveses, como a reforma Trabalhista e o processo contínuo de mercantilização da educação, houve muitas conquistas históricas aos professores do ensino privado, que hoje têm mais de 40% de sua remuneração garantida por meio de cláusulas contidas em acordos e convenções coletivas negociadas pelo sindicato.

O Sinpro chegou a seus 35 anos em mais um momento turbulento, em meio a uma das mais intensas cruzadas contra o movimento sindical já vistas na história. Nos últimos tempos instaurou-se no Brasil uma ideia de oposição aos sindicatos, com o único objetivo de enfraquecer os mecanismos de luta e resistência dos trabalhadores contra retrocessos nas relações de trabalho. Muitos compraram esta ideia e mal sabem que estão prejudicando o conjunto geral da classe trabalhadora.

De qualquer forma, o espírito combativo do Sinpro, emulado por dirigentes históricos e integrantes dos dias atuais, sempre foi de resistir mesmo nos momentos mais difíceis. Daqui para frente não será diferente, com o propósito firme de que a resistência e a luta serão constantes perante os grandes desafios.

Do Sinpro-Noroeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo