Sinpro Pernambuco: Como ficam as avaliações escolares no período de ensino remoto

As avaliações pedagógicas são processos essenciais dentro das relações pedagógicas em todos os níveis e modalidades de ensino. É por meio dos instrumentos avaliativos que a comunidade escolar consegue analisar e/ou mensurar os resultados e a aprendizagem, tendo em vista os percursos escolares.

De acordo com a literatura mais geral, percebemos algumas formas de avaliar os estudantes. Temos as avaliações diagnósticas, formativa, somativa e mediadora. No entanto, frente ao atual ambiente de isolamento e distanciamento social, uma das discussões que vem sendo apresentada à comunidade escolar tem sido a questão do avaliar, nesse contexto de ensino remoto.

Pois bem, como proceder com os processos e instrumentos avaliativos nesse momento de ensino remoto?

Inicialmente, para responder esse questionamento, é válido rememorar que as possibilidades de se efetivar uma nova rotina escolar frente ao contexto de pandemia em Pernambuco se estabeleceu por meio do Parecer Nº3/2020 emitido pelo Conselho Estadual de Educação.

E foi por meio do citado documento que as instituições que compõem o sistema estadual de ensino (que incluem as escolas particulares) possam estabelecer aulas não presenciais.

E de acordo com o Parecer Nº3/2020, no seu artigo 4º, “A avaliação ou verificação dos processos de ensino e de aprendizagem havidos com as atividades extraordinárias deverão aguardar o retorno do funcionamento das instituições de Educação, para a sua realização presencial”.

Ou seja, as realizações de atividades avaliativas devem ser feitas apenas no retorno do funcionamento ordinário das instituições, com as aulas presenciais.

Do Sinpro Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo