Sinpro-Rio: Live sobre os 92 anos do sindicato e documentário “O futuro é nosso”

O Sinpro-Rio promoveu em 31 de maio último uma live sobre os 92 anos do Sindicato e a respeito do filme, documentário “O Futuro é Nosso”, do cineasta Silvio Tendler.

Presentes: abertura, presidente do Sinpro-Rio, Elson Paiva; mediação do diretor Bruno Müller e debate com os também diretores do Sindicato, Edmundo Aguiar e João Jorge Armênio (vice-presidente) e com o cineasta Silvio Tendler.

Na live foi apresentado trailer do filme “O Futuro é Nosso”, a ser lançado em 26 de junho no Espaço NET Botafogo, e versou também sobre a trajetória do Sinpro-Rio em seus 92 anos completados no dia.

Nas apresentações dos convidados, Bruno Müller destacou as trajetórias de Tendler, Edmundo e João Jorge, destacando a importância destes no contexto sindical e político brasileiro.

Na abertura, o presidente Elson Paiva comemorou as mais de nove décadas do Sindicato, ressaltando que o mesmo é um dos mais antigos do Brasil, com um “histórico grande de luta e resistência”.

O professor Elson destacou ainda a importância de filmes como o dirigido por Silvio Tendler sobre a luta dos sindicatos no Brasil.

O cineasta, professor aposentado Silvio Tendler afirmou na live que naquele momento tirava a roupa de cineasta e vestia a “beca” de professor para homenagear o Sinpro-Rio, do qual é filiado há décadas: “sou aposentado, mas continuo professor de corpo e alma, sempre lutando ao lado Sinpro-Rio”.

Sobre o seu filme mais recente, Tendler disse que chegou ao título “O Futuro é Nosso” por ser um otimista crônico, entendendo que os sindicatos sempre saem vitoriosos das crises, como se deu em plena pandemia com um governo de extrema direita, que visou o desmantelamento do movimento sindical.

O cineasta ressaltou ainda que seu novo filme, além de traçar um retrato da luta histórica sindical, aponta para as novas formas de trabalho e que mesmo com a provação das inovações “a classe trabalhadora sempre existirá e resistirá”.

Edmundo Aguiar fez um relato sobre as grandes greves das quais o Sinpro-Rio participou, começando pela histórica greve de 1979, ainda na época ditadura militar.

Com mais de 60 anos de trajetória como professor e sindicalista, João Jorge Armênio é testemunha ocular de grande parte do caminho traçado pelo Sinpro-Rio. Em sua fala, o dirigente abordou as grandes conquistas da entidade e enalteceu a chegada de jovens como o diretor Bruno Müller ao movimento sindical.

Vejam aqui a íntegra da live, uma verdadeira aula sobre os 92 anos do Sinpro-Rio e a respeito do filme “O Futuro é Nosso”.

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo