Sinpro-Rio: Salve a Educação libertadora de Paulo Freire!

Salve, professora e professor!

Pensamento de Paulo Freire: “O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos”

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

“O educador se eterniza em cada ser que educa.”

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”

Neste dia 15 de outubro de 2021, o Sinpro-Rio, que completa 90 anos, vem destacar o pensamento do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, no ano do seu centenário de vida, para parabenizar professoras e professores pela luta, pelo amor à Educação.

Sim, Paulo Freire completa 100 anos de vida. É um educador que vem se eternizando em cada ser que educa.

Somos, professoras e professores, educados/as por Paulo Freire todos os dias. São os seus ensinamentos pilares para o ensino que levamos às salas de aula. Sem seus livros, não teríamos como transformar a sociedade.

Vivemos numa época em que o opressor tem dado as cartas. São cartas de autoritarismo, de ataques à Educação, aos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Mas, professoras, professores, trabalhadores e trabalhadoras da Educação têm lutado, e muito, por uma educação libertadora.

Sabemos e lutamos para que cada vez mais a Educação seja um ato de amor, mas não fugimos ao debate, à realidade, à discussão criadora. Ensinamos, criando as possibilidades para que nossos estudantes produzam e se construam.

Parabéns às professoras e professores que deram provas, nestes quase dois anos de pandemia da Covid-19, de que Paulo Freire vive em cada um de nós, sempre que trabalhamos para que os estudantes se tornem eles mesmos, se reconheçam no coletivo, e, dessa forma, tenham força e segurança para ocupar seu lugar no mundo e transformá-lo.

SINPRO-RIO SEMPRE EM DEFESA DA VIDA, DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DOS DIREITOS DOS/AS TRABALHADORES/AS E DA DEMOCRACIA!

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo