Sinpro-Rio: Seminário de Professoras para professoras debate o cotidiano escolar e seus enfrentamentos

29
0
SHARE

A comissão de Mulheres do Sinpro-Rio realizou no sábado, dia 19 de outubro, o Seminário “De Professoras para Professoras – Mulheres na atual conjuntura: desafios e enfrentamento no cotidiano escolar “, na sede do Sindicato.

– Na parte da manhã, o evento reuniu pessoas interessadas nos problemas da Mulher trabalhadora. Nossa diretora Maria José Lourenço abriu o Seminário falando dos objetivos do evento. Nossa diretora Marina Vasques leu o texto “Vida de Professor”, de Madalena Freire”, para iniciar os debates e a também diretora sindical Newvone Costa, mediadora da mesa da manhã, abordou os desafios profissionais da mulher, relatando sua experiência como diretora de uma unidade prisional masculina, com 600 homens. Vânia Bretas apresentou a conjuntura da Mulher na sociedade atual, a necessidade da sororidade e da dororidade, do feminismo ideológico e o racismo. Virgínia Louzada, professora da Uerj e que atuou muitos anos na Educação Básica, falou da violência cotidiana contra a mulher, tanto a física quanto às demais formas de violência.

Veja fotos dos debates da manhã AQUI

– Após uma breve pausa para almoço, palestraram à tarde as professoras Marcelina França (Faetec) e Rita de Cássia Gomes (UFRJ) abordando o tema “Inclusão no ambiente escolar: vamos falar sobre isso?”, mediadas pelas professoras Ana Lúcia Guimarães e Vânia Bretas. A professora Marcelina França contou um pouco de sua experiência pessoal, em especial do tempo em que atuou com alfabetização de crianças em situação de risco social. Ela defendeu que a Educação já é um processo, em si, inclusivo e falou sobre os paradigmas do processo de inclusão e sobre a legislação da área. A professora Rita de Cássia Gomes, por sua vez, apresentou conceitos sobre deficiência e ressaltou como positiva a mudança na forma de educar pessoas com deficiência. Na visão dela, “a abertura e a aceitação das pessoas com deficiência é uma aceitação para nós mesmos/as, no futuro.” Do encontro saíram encaminhamentos de bandeiras a serem levadas à categoria através da diretoria do Sinpro-Rio. Assim que estiverem devidamente registradas, apresentaremos em nosso site e redes sociais.

Confira AQUI as fotos da tarde.

Do Sinpro-Rio

RESPONDER PARA:

POR FAVOR ENTRE COM SEU COMENTÁRIO!
POR FAVOR ENTRE COM SEU NOME