Sinpro-Rio: Sindicato inaugura espaço cultural, encena peça e cai no samba

Sinpro-Rio inaugura Esp. Cultural, encena peça e cai no Samba

Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire)

Do latim cultura, culturae, que significa “ação de tratar”, “cultivar” ou “cultivar a mente e os conhecimentos”. Originalmente, a palavra culturae se originou a partir de outro termo latino: colere, que quer dizer “cultivar as plantas” ou “ato de plantar e desenvolver atividades agrícolas”.

Com o passar do tempo, foi feita uma analogia entre o cuidado na construção e tratamento do plantio, com o desenvolvimento das capacidades intelectuais e educacionais das pessoas. (Dicionário Etimológico – Etimologia e Origem das Palavras)

Iniciamos este texto com o pensamento de Paulo Freire e a definição de cultura. Tudo a ver com a inauguração do Espaço Cultural Paulo Freire, do Sinpro-Rio, em 27 de maio. Neste ano em que o nosso Sindicato começa a década de caminhada ao seu centenário e que Paulo Freire inicia o primeiro dos seus próximos 100 anos.

Numa época em que as chamadas redes sociais se destacam, o Sinpro-Rio procura priorizar o contato físico, o presencial, com a reforma do antigo auditório, dotando-o de equipamentos para que o presencial seja uma fusão com o virtual.

Paulo Freire é o nome ideal para este espaço cultural, pois o educador transformou sua vida num sinônimo de cultura, de difundir os saberes.

E vamos celebrar a renovação do espaço com a encenação teatral “Paulo Freire, o andarilho da Utopia”.

Que o Patrono da Educação Brasileira nos inspire para o incentivo ao cultivo da cultura, para cultivarmos em nossas mentes os conhecimentos.

Após o evento de inauguração do Espaço Cultural Paulo Freire, haverá mais uma edição do “Sim Pro Samba”, o samba dos/as professores/as que acontece na praça em frente ao prédio que sedia o nosso Sindicato dos/as Professores/as, Sinpro-Rio, na Rua Pedro Lessa, 35, próximo à Cinelândia.

  • Inauguração do Espaço Cultural Paulo Freire, Sinpro-Rio

Local: Rua Pedro Lessa, 35, segundo andar, próximo ao Metrô Cinelândia

Data: 27 de abril, às 18 horas

Roda de samba “Sim Pro Samba”, logo após, na Praça do Professor, em frente ao Sinpro-Rio.

Sinpro-Rio, #simpracultura

  • QUER ASSSISTIR A PEÇA TEATRAL?

É indispensável reservar previamente pelo telefone (21) 3262-3404 ou pelo e-mail: secretaria@sinpro-rio.org.br. Entrada franca, mas com as reservas organizadas por data de solicitação e sujeitas à limitação de lugares (assentos).

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo