Sinpro-Rio: Sindicato participa de debate sobre violência nas escolas no IAB

A Violência nas Escolas e como enfrentá-la foi tema de debate no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na segunda, dia 15 de maio. Participaram do evento os advogados Kátia Junqueira, Valéria Farah Lopes de Lima, Carlos Eduardo Machado, Rita Cortez, Adriana Brasil Guimarães, Débora Martins, Marcio Garcia, Mario Leopoldo, Emerson Affonso da Costa Moura e o presidente do Sinpro-Rio, professor Elson Paiva.

O aumento dos atos violentos dentro das escolas no país tem alertado para a necessidade da tomada de providências que possam sanar o problema. A implementação de um botão de pânico dentro das escolas, que seria acionado por professores para chamar autoridades policiais em caso de emergência, foi uma das sugestões de segurança divulgadas por diversos governos estaduais brasileiros. Mas, segundo o professor Elson Paiva, a violência dentro das escolas é um reflexo do momento que vivemos na sociedade. “A tranquilidade e a não-violência devem estar primeiro fora da escola. Ela não pode ser solucionada de dentro da escola para fora, o movimento deve ser inverso”, salientou o educador.

Na opinião do sindicalista, botão do pânico não solucionará o problema. “A violência na escola sempre ocorreu. A primeira violência foi a exclusão, que só acabou depois da Constituição de 1988, que democratizou o direito à educação”. Para o professor, o ambiente precisa congregar as diferenças de forma saudável e efetivar a democratização da pluralidade dentro das escolas.

LEIA A MATÉRIA DO IAB

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo