Sinpro/RS: IPA e Rede Metodista não comparecem à audiência pública na Assembleia Legislativa

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS realizou nesta terça-feira, 19, Audiência Pública para tratar dos problemas enfrentados pelo Centro Universitário Metodista (IPA). A audiência foi realizada a pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) e contou com a presença de professores, estudantes e representantes do Sindicato. A reitoria do IPA, a direção da Rede Metodista de Educação e a Igreja Metodista, convidados para a audiência, não compareceram.

Na abertura da Audiência, o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, fez um relato sobre a situação enfrentada pelos professores do IPA. Atualmente existem pendências salarias referentes a férias e à folha de fevereiro, bem como ainda não foram pagas as verbas rescisórias aos professores desligados no último semestre e inconstância nos depósitos de Fundo de Garantia (FGTS). “Temos uma assembleia marcada para esta quarta-feira, 20, com indicativo de nova paralisação, caso não ocorram os pagamentos prometidos para esta data”, ressalta Fuhr.

A professora Marlis Morosini Polidori falou sobre o desmonte dos cursos de Mestrado do IPA. Com excelente avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os cursos foram encerrados após determinação, e sem aviso prévio, da mantenedora, em São Paulo. “Estávamos com o edital aberto e dois dias antes tivemos que cancelar e avisar aos candidatos que os cursos haviam sido encerrados”, lamenta. Destacou também o corte da carga horária dedicada às atividades de extensão que beneficiavam diversos segmentos da sociedade. Outros docentes também relataram na Audiência problemas enfrentados, como a redução de carga-horária, o encerramento de bolsas de pesquisa, entre outros.

NOVO REITOR

Margot Andras, diretora do Sinpro/RS, lamentou a falta de um representante da Rede Metodista na reunião. “É inadmissível que num encontro em que se propõe discutir medidas para enfrentar os problemas da instituição, não tenhamos a presença de alguém do IPA”, criticou. A presidente da Comissão de Educação, deputada Sofia Cavedon (PT), informou que o reitor Norberto da Cunha Garin alegou outros compromissos para justificar sua ausência e não enviou representante. Na última segunda-feira, 18, houve a troca da reitoria do IPA. Com a saída de Garin, assumiu o professor Marcos Wesley da Silva. É a segunda substituição de reitor em menos de um ano. A assessoria não informou o motivo da substituição e disse que emitirá nota em breve.

ENCAMINHAMENTOS

Como conclusão da audiência, as deputadas Luciana Genro (PSol) e Sofia Cavedon (PT), além do deputado Juliano Franczak – Gaúcho da Geral (PSD), decidiram, com a anuência dos demais participantes, que a Comissão de Educação enviará ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT), relatando a audiência e reforçando a necessidade da ação do MPT no caso. Também será encaminhado ofício em nome da presidência da Alergs, manifestando contrariedade com a ausência da instituição na Audiência. A Comissão encaminhará pedido de reunião com a nova reitoria do IPA.

Do jornal Extra Classe, do Sinpro/RS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo