Sinpro-Sorocaba: Volta às aulas 2021: bom retorno!

O ano letivo está começando em várias instituições de ensino. Fique atento ao cumprimento de seus direitos; procure o Sinpro-Sorocaba se tiver qualquer dúvida e antes de tomar alguma decisão que envolva o trabalho. Confira as dicas abaixo e tenha um excelente ano!

Arquive todo o material digital

Crie pastas específicas para arquivar todo o conteúdo digital relativo ao seu trabalho: conteúdo para aulas, blogs e plataformas interativas que você produziu; e-mails trocados com alunos, coordenação e direção; comunicados da intranet; registro de envio de notas por meio eletrônico etc.

Esse material pode ser útil em diversas situações: desde a comprovação de uma atividade para a qual você foi convocado e não recebeu, até questões mais complexas, como a remuneração do trabalho a distância ou direitos autorais do material pedagógico.

Guarde sempre os holerites

Holerites nunca devem ser jogados fora. Eles podem ser importantes em ações trabalhistas, na hora da aposentadoria ou em eventual problema com a Receita Federal. Holerites transmitidos por meio digital ou disponibilizados na intranet devem ser sempre salvos e arquivados.

Guarde o calendário escolar e o horário de aulas

É obrigatória a entrega do calendário escolar no início do ano letivo. Dele devem constar os dias letivos, as atividades extracurriculares, os trinta dias de recesso e férias coletivas dos professores. Guarde sempre o calendário e o horário de aulas, pois futuramente ele poderá comprovar as atividades exigidas pela escola, comprovar janelas e mudanças de carga horária.

Anote todas as horas extras realizadas

Não confie na memória. Anote na sua Agenda o trabalho realizado, a data e o horário de entrada e saída. Guarde tudo que possa comprovar o seu trabalho – convocação da escola, documentos relativos ao trabalho executado, comprovante do ponto etc. A empresa não pode impedir a marcação de ponto.

Conheça a Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho

A Convenção/Acordo tem força de lei e normatiza as relações de trabalho do docente, desde a admissão até o desligamento da escola. Consulte todas as cláusulas pelo site do Sinpro.

Procure sempre o seu Sindicato!

Antes de tomar qualquer decisão, procure informar-se sobre os seus direitos e entre em contato com o seu sindicato. Ele poderá orientá-lo e também tomar as medidas necessárias para tentar resolver o problema.

Sinpro Sorocaba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo