Sinpro Vales: Trabalhadores da Liberato aprovam renovação do ACT

Em assembleias realizadas nesta quinta-feira (20/01), os trabalhadores da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha aprovaram a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho negociada com o Governo do RS. Devido ao período de rematrículas foi necessário, em caráter excepcional, a realização de duas assembleias para tratar do mesmo tema, dando assim oportunidade para que todos os profissionais fizessem valer o seu direito de avaliar e votar a proposta. O primeiro encontro teve início às 10h30, e o segundo, ao meio dia.

O diretor do Sintep Vales, e funcionário da Liberato, Alexandre Paulo da Silva, comandou a reunião e falou sobre a negociação com os representantes do Governo do Estado. “A frente formada com outros sindicatos da administração indireta fortaleceu a nossa luta. O Governo queria que assumíssemos metade das perdas econômicas, além de retroceder na questão do auxílio saúde. Barramos estes retrocessos e, mesmo com inúmeras dificuldades, conseguimos avanços importantes em meio ao atual cenário”.

A apresentação das cláusulas foi feita pelo assessor jurídico do Sintep Vales, Estevão Stertz, que destacou as várias mudanças feitas durante a negociação. Entre os principais pontos do ACT estão o parcelamento ofertado para o reajuste salarial e a cláusula que fixa as perdas econômicas de 7,03% para debate na próxima negociação.

Também foi apresentada a sugestão de mudança na data para o desconto da contribuição assistencial, no valor de 2% sobre a remuneração, passando a ser descontada na folha de março, e não na de fevereiro.

Esta foi a primeira assembleia realizada durante o período de férias na Fundação Liberato e, por ser de maneira virtual, contou com boa participação dos trabalhadores. O debate sobre o ACT 2022/2023 deve começar já no próximo mês. A proposta teve 93,9% de aprovação da categoria.

Sintep Vales
http://www.sintepvales.org.br/2022/01/21/trabalhadores-da-liberato-aprovam-renovacao-do-act/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo