Sinproep-DF: Audiência discute retomada da vacinação da rede particular

Nesta terça-feira (22), aconteceu uma audiência na Justiça do Trabalho para tratar da isonomia na vacinação entre os profissionais da rede pública e privada, que está suspensa. Em ação movida pelo Sinproep, estavam presentes o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Comitê Deliberativo sobre a Vacinação contra Covid-19 da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, representante do Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe).

A vacinação dos profissionais da educação, que estão inseridos como prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI), está parada desde a última segunda (14). “Tivemos o compromisso do GDF de começar pelas creches e assim por diante, sendo simultâneo com a rede pública. Houve uma interrupção por parte do governo, e não entendemos o porquê que outras categorias que não estavam no PNI foram inseridas, enquanto os professores ficaram de fora”, destacou Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sinproep.

Na última sexta (18), o GDF ampliou a vacinação para pessoas entre 49 e 59 anos. “A suspensão da vacinação é contrária ao PNI. O governo ampliou a imunização de faixa etária sem dar continuidade aos trabalhadores da educação que já estavam no plano”, relembrou a Dra. Carolina Mercante, procuradora do MPT.

Após atraso, lote com 1,5 milhão de doses da Janssen chegou ao Brasil nesta terça-feira. “A imunização dos professores foi interrompida porque estávamos na expectativa de começar a vacinar com a Janssen. A previsão é que na semana que vem volte a vacinação de forma simultânea na rede pública e privada, mas a deliberação é feita pela Casa Civil”, afirmou o Comitê Deliberativo sobre a Vacinação.

Foi feito um requerimento ao juiz, responsável pela ação, para que oficie ao GDF solicitando uma resposta no prazo de 48 horas. O objetivo é obter a informação sobre a retomada, de imediato, dos procedimentos de vacinação prioritária dos trabalhadores que atuam na rede particular, simultaneamente à vacinação dos trabalhadores da rede pública.

Vacinômetro

No último levantamento divulgado pelo Sinproep, 7.736 professores da rede particular foram imunizados, de um total de 23 mil docentes. Em 24 dias de vacinação, somente 33% da categoria receberam a 1ª dose.

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo