Sinproep-DF: Audiência discutirá retomada da vacinação da rede particular

Em ação movida pelo Sinproep para discutir as aulas presenciais e protocolos de segurança, foi marcada audiência para a próxima terça-feira (22). O Comitê Deliberativo sobre a Vacinação contra Covid-19 da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi intimado pela Justiça do Trabalho, no dia 11 de junho, para participar da audiência e tratar da isonomia na vacinação entre a rede pública e privada, que está suspensa.

No dia 10 de junho, o governador Ibaneis Rocha anunciou a chegada de mais 36 mil doses de vacinas ao Distrito Federal e que seriam destinadas somente aos profissionais da educação da rede pública, sem citar a rede particular. O Sinproep recorreu ao Ministério Público do Trabalho (MPT) após as declarações, e o órgão solicitou à Justiça participação na reunião do dia 22 de junho. O pedido foi acatado pelo juiz, que determinou a intimação do Comitê, a pedido do MPT.

A vacinação dos profissionais da educação, que estão inseridos como prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI), está parada desde a última segunda (14). “É inaceitável. Os professores da rede privada estão correndo risco de vida desde setembro do ano passado, quando retornaram ao presencial. Nós acionamos o MPT e a Justiça do Trabalho para fazer valer o cronograma de imunização”, afirmou Karina Barbosa, presidente do Sinproep.

O encontro entre o Sinproep, GDF e MPT está marcado para terça, dia 22, por videoconferência. “Esperamos sair com a garantia da vacinação de toda a categoria. A situação continua muito grave”, ressaltou Karina.

Vacinômetro

No último levantamento divulgado pelo Sinproep, 7.736 professores da rede particular foram imunizados, de um total de 23 mil docentes. Em 24 dias de vacinação, somente 33% da categoria recebeu a 1ª dose.

Na sexta (18), o GDF ampliou a vacinação para pessoas entre 49 e 59 anos. Foram destinadas 32 mil doses para esse grupo. Os trabalhadores da educação, que estão no PNI, não foram citados.

Recomendação do MPT

Na última quinta (17), o MPT divulgou ofício que encaminhou para o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recomendando a vacinação prioritária dos trabalhadores que atuam na rede particular, simultaneamente à vacinação da rede pública.

O prazo é de 5 dias úteis para o cumprimento, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis.

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo